Geografia

Como podemos cuidar do meio ambiente?

Pequenas atitudes que causam grandes impactos. Esse pode ser o lema a nos mover para preservar o meio ambiente.

Construir um modo de vida que mantenha o planeta saudável é o desafio de cada habitante da Terra. Por isso as ações devem ser contínuas e imediatas. Algumas medidas simples podem contribuir para manter recursos naturais e não poluir local em que vivemos.

Fechar a torneira durante a escovação dos dentes, a limpeza do corpo no banho e enquanto se ensaboa pratos e talheres ao lavar a louça economiza água. Acostume-se com banhos curtos. O desperdício de água pode ser controlado em outras atividades como lavar o carro e dar descarga no banheiro.

O gasto de energia elétrica pode ser reduzido apagando as luzes quando saímos dos cômodos como quarto e cozinha. Aparelhos eletrônicos que não têm necessidade de ficarem ligados full time também podem ser descartados eventualmente, como ar condicionado, ventiladores, televisores, aquecedores e etc.

Artigos relacionados

Outra sugestão é separar um dia da semana da para lavar a roupa. A economia gerada com isso é de energia e água. O mesmo poder ser feito para passar a roupa.

Para lidar com o lixo pratique a coleta seletiva. Separe o lixo da sua casa em embalagens diferentes para material orgânico, plástico, vidro e metal. Se na sua cidade não houver caminhão de coleta seletiva, você pode procurar um destino particular para esse conteúdo.

Lixos especiais como baterias, pilhas e óleo devem ser despachados para locais especializados, pois o contato deles com o solo pode contaminar o meio-ambiente. Normalmente, grandes empresas e prefeituras possuem locais determinados para o recolhimento desse lixo.

Em escala ampliada, com programas de governo e projetos direcionados, pelo menos 108 países e 230 Organizações não Governamentais realizam trabalhos de conscientização de atividades de campo para eliminar poluentes e cultivar recursos naturais.

As ações governamentais são praticadas através de projetos executivos do Ministério do Meio Ambiente e legislação específica para práticas que invadam o ambiente a ser preservado. Normalmente, a fiscalização nesse setor é precária, principalmente em países em desenvolvimento.

As ONG’s realizam educação ambiental, com projetos em redes de televisão e rádio, sites em internet e páginas em rede social, eventos para atração do público e parcerias público-privados.