Mata dos Cocais

Para os grandes amantes da biologia e toda sua biodiversidade de conhecimento, hoje vamos conversar sobre uma mata transitiva, a mata dos cocais. Ela está em sua localização entre a Amazônia e o clima semiárido do nosso grande sertão brasileiro, a nossa famosa Caatinga.

A mata dos cocais tem sua localização entre o Maranhão e o Piauí, fazendo parte de alguns estados como Piauí, Ceará, Pará, norte de Tocantins e Maranhão. O clima da região é controverso ao habitual em parte do país, geralmente se passa um inverno seco e um verão bem chuvoso, chegando a temperaturas de 26°.

A mata dos cocais é um ecossistema que garante a vida de muitas pessoas que vivem em sua região predominante, através dos cocais. As duas palmeiras que garantem essa vida, são a carnaúba, que se localiza nas áreas mais agravadas pela seca e o babaçu que é a simbólica da mata dos cocais.

Como a renda chega até eles? Dessas palmeiras, se extrai cera, óleo, suas fibras, álcool, ou seja, eles realmente aproveitam tudo que a planta tem para doar e assim, fazer o capital acontecer. E pode parecer simples, mas esses são produtos que são de grande utilidade em vários tipos de indústrias, como a farmacêutica, alimentícias e muito mais.

Localização da Mata dos Cocais

A fauna da mata dos cocais, é bem completa de animais que possuem limitância para sobreviverem nos determinados climas que possuem o ecossistema. Já a fauna, engloba muitas árvores de grande porte, dentre elas o babaçu, carnaúba como já tínhamos mencionado, açaí e muitas outras.

A mata dos cocais, está em nível secundário, foi nascida de um desmatamento e está seguindo rumo ao terceiro nível, que é onde se localizam os grandes ecossistemas, os mais complexos, tanto em fauna e flora e claro, possuem uma maior biodiversidade.

Veja também:

Animais que vivem na Mata dos Cocais

Caatinga

Floresta Amazônica

Amazônia

Leia também! Assuntos relevantes