Partenogênese é um termo que está vinculado com a reprodução assexuada, quando um embrião cresce e se desenvolve sem a ocorrência de fertilização. Para que haja a procriação sem atividade sexual com parceiro, a partenogênese só pode acontecer em fêmeas, já que só participa o gameta feminino.

Atualmente, é comum o uso do termo telitoquia ao invés de partenogênese, pois acredita-se que o termo atualizado pela biologia é um pouco mais específico do que o anterior.


Como ocorre a Partenogênese?

Este é um fenômeno biológico comum em alguns tipos de seres:

  • Acontece em seres invertebrados como abelhas e pulgas;
  • É natural em plantas agamospérmicas;
  • Pode ser encontrado em alguns animais vertebrados, tais como peixes, lagartos, salamandras e perus.

Este sistema de reprodução é mais comum em ambientes distantes, incluindo diversas ilhas onde os animais acabam isolados. Mas, em muitos casos, a partenogênese surge como uma forma alternativa de reprodução, não sendo a única para muitos animais, pois estes podem receber o gameta masculino caso o habitat permita.


Partenogênese feita em laboratório

A partenogênese também é realizada em laboratório, de forma artificial. Para isso, os cientistas podem optar por alguns recursos que servem para estimular a clivagem do gameta feminino. Neste caso, é mais comum a tentativa com espécies que não possuem, naturalmente, a alternativa de reprodução por partenogênese.

Mesmo assim, é sabido que muitas espécies utilizam apenas a partenogênese para se reproduzir, criando então dois subtipos do fenômeno:

  • Partenogênese artificial, feita em laboratório;
  • Partenogênese natural ou espontânea.


Como acontece a partenogênese nas abelhas?


partenogênese nas abelhas

Um caso muito comum de reprodução por partenogênese acontece nas abelhas. A produção dos ovos é feita pela abelha-rainha. Estes ovos podem ou não serem fertilizados. Quando isso acontece, nascem as abelhas diploides fêmeas, que podem ser operárias ou abelhas-rainhas. Já os ovos que não foram fertilizados formam os zangões, conhecidos como machos haploides.

Diversas larvas e vermes, como é o caso do bicho da seda, também podem fazer a partenogênese para a reprodução.

Veja: Abelhas - Entenda um pouco mais

Leia também! Assuntos relevantes