Gilbert Newton Lewis

Biografias
Por

Um dos químicos norte-americanos mais notáveis de todos os tempos foi Gilbert Newton Lewis, que nasceu em Weymouth, no dia 23 de outubro de 1875.

Estudioso, desenvolveu seu aprendizado em química na Universidade de Harvard, onde trabalhou com o conceito da ligação química. Após esta etapa da sua vida, continuou estudando em Göttingen e Leipzig.

Ao longo de sua vida, trabalhou em postos importantes, entre os quais estiveram os seguintes:

  • Diretor no Laboratório Governamental das Filipinas no setor de pesos e medidas;
  • Professor do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts;
  • Professor e reitor da Universidade da Califórnia, posto que ocupou até falecer, em 23 de março de 1946.


Quais foram suas contribuições para o desenvolvimento da química?

Na área acadêmica e de pesquisa, trabalhou com respostas diferentes para compostos orgânicos e suas ligações químicas. Neste caso, propunha a divisão de um par de elétrons em 2 átomos. Por causa deste experimento em específico, ficou vinculado a uma teoria que define os ácidos e as bases.

O professor também trabalhou em conceitos de radiação luminosa e de termodinâmica. Outros estudos e experimentos realizados por Lewis foram a apresentação da camada de valência e os desenhos em cada átomo.

Este foi o princípio essencial para a demonstração de uma ligação iônica, tornando fácil de visualizar e entender como acontece a partilha de íons e elétrons.

A substituição do hidrogênio pelos deutérios em uma amostra de água preparada também foi resultado de um estudo feito por Lewis, sendo de grande valor acadêmico.

O pesquisador, professor e químico Gilbert Newton Lewis recebeu ao longo de sua vida diversas homenagens e muitos reconhecimentos, dentre os quais estão os seguintes:

  • Medalha de Arrhenius da Swedish Academy;
  • Medalhas Gibbs e Richards;
  • Medalha Davy da Royal Society.

O professor figurou como um membro da Academia de Ciências da ex-União Soviética, mesmo sendo estrangeiro, tendo sido um dos primeiros a conseguir tal feito.


O que é a Notação de Lewis?

A representação das ligações químicas também pode ser chamada de Notação de Lewis, um estudo apresentado em 1916 pelo professor. Trata-se de um esquema que apresenta as camadas de valência, mostrando os elétrons na última camada.

O elemento é apresentado repleto de elétrons de valência ao seu redor, com figura de cruz e pontos. Cada elétron é mostrado com um ponto ou uma cruz.

A base da teoria mostra que alguns átomos se tornam estáveis depois que os elétrons são partilhados, com 8 elétrons na última camada, o mesmo que um gás nobre, por exemplo.

Assim, as ligações químicas que ocorrem entre os átomos podem ser previstas pela representação obtida através da Notação de Lewis. Dois átomos de uma molécula de hidrogênio, por exemplo, compartilham os dois elétrons, que deixam de ser exclusivos de cada átomo.

Com esse sistema de partilha representado pelo estudo, cada átomo de hidrogênio passa a ter 2 elétrons em comum, já que são divididos.

Compartilhe