Tudo sobre o vírus da gripe H3N2

Nos últimos dias está sendo veiculado em diversos meios de comunicação o surgimento de um novo vírus da gripe, chamado de H3N2. Mas, mesmo que esteja sendo falado sobre ele, não são todas as pessoas que possuem o conhecimento sobre esse vírus.

Fique tranquilo, pois o objetivo deste texto é justamente poder mostrar a vocês todas as informações desse novo vírus de gripe. Talvez o nome possa te remeter a um outro vírus que surgiu, chamado de “gripe suína”, de nome Gripe H1N1.

Leia também:
Gripe Suína - H1N1

Acontece que o vírus da gripe H3N2 é um pouco diferente desse e de todos os outros vírus já informados.

A Gripe H3N2 é um subtipo do vírus comum da gripe Influenza A. A nomeação de cada tipo de gripe se dá de acordo com a combinação e o número de proteínas que ele apresenta.

O H1N1, por exemplo, possui apenas uma proteína, chamado hemoaglutinina, e possui a capacidade de se multiplicar, e uma neuraminidase, que tem a função de ligar as células. Já o H3N2 possui duas hemoaglutininas e três neuraminidase.

Existem diversos tipos de gripes, mas somente a gripe A tem sua discriminação em subtipos identificados pela Organização Mundial da Saúde, OMS. Eles se baseiam em:

  • Hospedeiro de origem – tipo de animal que o vírus foi identificado pela primeira vez;
  • Origem geográfica – localização em que o vírus foi isolado pela primeira vez;
  • Número da Estirpe – combinação das proteínas que apresenta;
  • Ano de isolamento.

Todos os anos diversas variantes de gripe causam doenças. Ocorre uma mutação no vírus, onde dificulta saber qual deles fará com que a pessoa fique doente e assim, a gravidade do problema.

Mulher com mascara, evitar contágio de gripe

Como surgiu a gripe H3N2?

Os primeiros relatos constam que no ano de 1968 para 1969, uma mudança antigênica do H2N2 para H3N2 causou um epidemia que matou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Essa epidemia ficou conhecida como “Gripe de Hong Kong”, pois só neste país foram mais de quinhentos mil mortos.

Nos Estados Unidos, esse número chegou a 33.800 pessoas.

Este ano, na Austrália, mais de 170.000 pessoas já foram afetadas por esse vírus e, como as pessoas estão com medo e fugindo para outros países, na Europa já foram registradas as mortes de 10 pessoas. Está sendo chamada de “Gripe Australiana”.

No Brasil, essa é a segunda epidemia, sendo a “Gripe Suína”, a primeira. Entretanto, p Ministério da Saúde prevê o crescimento desse tipo de vírus. Em 2017, esse vírus foi responsável pela morte de 2 pessoas.

Quais são os sintomas da Gripe H3N2?

Os sintomas da H3N2 são mais severos em relação a outros vírus. Os sintomas são:

  • Dor de cabeça, garganta e no corpo;
  • Febre;
  • Tosse;
  • Cansaço;
  • Congestionamento menor;
  • Vômitos e diarreia;
  • Pode acarretar em pneumonia e outras doenças piores.


Qual o tratamento contra a Gripe H3N2?

Apenas o médico responsável poderá diagnosticá-lo com gripe. Para realizar o tratamento contra a Gripe H3N2, o fator idade é importante, pois este tratamento varia de acordo com a ela.

Geralmente, um medicamento antiviral é prescrito, sendo que eles são mais eficazes quando tomados após as primeiras 48 horas dos sintomas.

Leia também! Assuntos relevantes