A poliomielite é uma doença causada por vírus, chamado de poliovírus. Trata-se de um problema de saúde infectocontagioso, que é muito mais comum de acometer crianças com até 4 anos de idade.

O vírus que causa a poliomielite é encontrado no intestino. A doença também pode acometer pacientes adultos.

Na maioria dos casos, a incubação ocorre entre uma semana e 12 dias, a partir do contágio do vírus. A poliomielite é muito parecida com as doenças virais mais comuns, com as quais já estamos acostumados. Por isso, entre os sintomas mais frequentes, estão os seguintes:

  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Náuseas
  • Prisão de ventre
  • Dor abdominal
  • Vômito

Existe uma preocupação muito grande com esta doença, pois cerca de 1% dos casos pode evoluir para um quadro grave de paralisia, com insuficiência respiratória e sequelas severas. Em casos mais extremos, a poliomielite pode levar à morte.

Na maioria dos casos, a paralisia afeta apenas um dos membros superiores do paciente, causando redução da força muscular e perda do reflexo. Mesmo assim, a flexibilidade do membro permanece normal. Em muitos casos, a poliomielite pode ser assintomática.

sequela da poliomielite
Sequela da poliomielite

Como a poliomielite é transmitida?

A poliomielite pode ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra, através da saliva e das fezes, principalmente. Ou seja, em lugares infectados, com condições de higiene precárias, a transmissão pode aumentar.

Por isso, crianças pequenas, em ambientes com pouca higiene, tornam-se as vítimas mais comuns da poliomielite. O vírus também pode se disseminar através da tosse, espirro, água contaminada e alimentos que tiveram contato com as fezes.

Ao falar e em outras situações, as pessoas emitem gotículas de saliva que, se estiverem contaminadas, podem transmitir a doença para outra pessoa.

A proliferação do vírus no organismo humano acontece principalmente no intestino, garganta e boca, locais de contágio primário. O vírus segue para a corrente sanguínea e pode atingir o sistema nervoso. O vírus é eliminado pelas fezes do paciente.


Qual é o tratamento da poliomielite?

O melhor tratamento para a poliomielite é preventivo, através da vacinação, que é gratuita e realizada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Além disso, para prevenir o contágio, é ideal adotar medidas que melhorem o saneamento básico e a higiene pessoal, principalmente em ambientes com muitas crianças.

A vacina para poliomielite é oferecida regularmente no sistema público de saúde. A aplicação também pode ser feita durante as campanhas nacionais. Para tomar a vacina, basta procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Para facilitar, é ideal levar a carteira de vacinação.

A vacinação oral, da vacina trivalente, é oferecida para crianças com 2, 4 e 6 meses de vida. O reforço é feito aos 15 meses de vida e com mais uma dose entre 4 e 6 anos de idade.


Veja também:

A Importância das Vacinas

Leia também! Assuntos relevantes