Nas aulas de química, estudamos o conceito de densidade, também conhecida como massa volumétrica. Cada corpo tem um quociente entre sua massa e seu volume. Desse modo, é possível dizer que a densidade é a medição do nível de concentração de massa em um volume específico. O símbolo usado para designar a densidade é o d, e sua unidade no Sistema Internacional é o quilograma por metro cúbico, ou kg/m³.


Mais informações sobre a densidade

A densidade pode ser definida como a relação estabelecida entre as massas e os volumes específicos de uma ou mais substâncias. Trata-se de uma grandeza adimensional. Na prática, ao encontrar a relação que existe entre a massa e o volume de uma ou mais substâncias, temos o valor da densidade. Essa informação é encontrada em uma situação com temperatura e pressão específicas.

Diferentes densidades dos liquidos

A fórmula dessa relação é a seguinte: a densidade é igual a massa dividida pelo volume.

Formula da densidade

Já que a densidade pode ser apresentada de acordo com o tipo de substância ou mistura de substâncias, é importante ressaltar que essa grandeza é variável de acordo com as quantidades e características das substâncias presentes na mistura. Além disso, a densidade também varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Densidade metais
Densidade de alguns metais

O conceito de densidade está presente em diversas situações da rotina. Essa grandeza é usada, inclusive, para determinar se houve qualquer tipo de adulteração em produtos importantes para a sociedade, como os combustíveis, por exemplo, com destaque para o etanol e a gasolina.

Para medir a densidade das substâncias costuma-se utilizar um aparelho chamado de densímetro, que aponta com precisão a densidade de líquidos. Esse aparelho contém um tubo de vidro e uma haste graduada com as densidades. Durante a medição, o densímetro é colocado no líquido e indica o nível de graduação na haste. Quando o etanol possui água em excesso em sua fórmula ou quando a gasolina possui álcool em excesso em sua fórmula, isso significa que os combustíveis passaram por algum tipo de adulteração e fraude.

Agua com sal e sem sal

Em resumo, a densidade é uma característica própria de cada substância e seu valor pode ser encontrado para líquidos, gases e sólidos. Esse conceito é de extrema importância na química e no cotidiano das pessoas em geral.

Leia também! Assuntos relevantes