Jan Baptist van Helmont

Jean Baptist van Helmont foi um médico, químico e fisiologista nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 12 de janeiro de 1577.

Ele é considerado por muitos como o fundador da química pneumática, e é lembrado em grande parte por suas idéias sobre a geração espontânea e a introdução da palavra "gás" no vocabulário científico.

Van Helmont era o caçula de cinco filhos. Ele foi educado em Leuven, e durante alguns anos interrompeu seus estudos para viajar pela Suíça, Itália, França e Inglaterra.

Retornando ao seu país, van Helmont obteve um diploma de medicina em 1599. E em 1609 ele finalmente obteve seu doutorado na área.

Segundo sua biografia, van Helmont foi o primeiro químico a compreender que existem gases distintos na atmosfera.

van Helmont foi um homem de contradições. Por um lado, ele era discípulo de Paracelso, um místico e alquimista. Por outro lado, ele foi tocado com a nova aprendizagem com base na experiência, influência de Galileu e Francis Bacon.

van Helmont foi ainda um observador atento da natureza e um católico fiel.

O médico deixou uma extensa obra sobre digestão. Segundo van Helmont, a digestão era auxiliada por um reagente químico, ou "fermento", dentro do corpo. A ideia do médico estava muito próxima ao nosso conceito moderno de enzimas.

van Helmont morreu em 30 de dezembro de 1644.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.



Jan Baptist van Helmont

Por

Compartilhe