Matemática

Derivada do termo grego matemathike, a palavra matemática significa “ensinamento”. Trata-se de um sistema formal de pensamento totalmente independente de outras ciências. Seus conceitos são baseados em axiomas, teoremas, postulados e proposições; ferramentas que permitem o alcance de conclusões práticas e teóricas.

Os registros matemáticos mais antigos foram encontrados no Egito e na Babilônia, como o Papiro Matemático de Rhind (cerca de 2000-1800 a.C.) e o Plimpton 322 (cerca de 1900 a.C.), respectivamente. No entanto, o artefato reconhecido como o mais antigo objeto matemático é datado de aproximadamente 35000 anos a.C. Trata-se do Osso de Lebombo, um osso constituído por 29 entalhes feitos em uma fíbula ou perônio de um babuíno.
Para que serve?
A matemática é o método mais eficiente para racionalizar a natureza, ou seja, estabelecer padrões e solucionar problemas. Exemplo: Como percorrer uma distância entre dois pontos no menor espaço de tempo? Ou: Como construir uma ponte segura?
A aritmética é o ramo mais difundido da matemática, pois trata diretamente dos números e das 4 operações: adição, subtração, multiplicação e divisão; mas a disciplina compreende outras áreas como Álgebra, Geometria, Porcentagem, Trigonometria e Estatística.
Desde a antiguidade o homem usa a matemática para facilitar e organizar a vida em sociedade. Ao longo da idade moderna esta ciência firmou-se como base fundamental para a arquitetura, a medicina, a física, a química etc. Pode-se dizer inclusive que a matemática está por toda a parte.