Seno, Cosseno e Tangente

Seno, Cosseno e Tangente são funções da trigonometria que fazem parte de triângulos retângulos. Estes são reconhecidos por que apresentam, em um dos ângulos internos, o valor de 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e sua hipotenusa.


O que é Seno?

Para descobrir o valor do Seno, é preciso fazer a divisão entre o cateto oposto e a hipotenusa do triângulo retângulo que está sendo analisado. Para isso, é preciso executar a Lei dos Senos, que é representada pela seguinte fórmula:

Seno = cateto oposto/hipotenusa – Está fórmula pode ser lida da seguinte maneira: o valor de Seno é igual a razão do cateto oposto sobre a hipotenusa.


O que é Cosseno?

Para descobrir o valor de Cosseno, é preciso fazer a divisão do cateto adjacente e a hipotenusa do triângulo retângulo que está sendo analisado. Neste caso, é a Lei dos Cossenos que deve ser aplicada, sendo que ela é representada pela seguinte fórmula:

Cosseno = cateto adjacente/hipotenusaEsta fórmula pode ser lida da seguinte maneira: o valor de Cosseno é igual a razão do cateto adjacente sobre a hipotenusa.


O que é a Tangente?

A Tangente pode ser representada por Tan ou Tg. Para descobrir o valor da tangente, é preciso fazer a divisão entre o valor do cateto oposto sobre o cateto adjacente do triângulo retângulo que está sendo analisado. Neste caso, a seguinte fórmula deve ser aplicada:

Tangente = cateto oposto/cateto adjacente – Esta fórmula pode ser lida da seguinte maneira: o valor da Tangente é igual a razão do cateto oposto sobre o cateto adjacente.

Para a operação matemática ser eficiente, é preciso contar com as informações que estão contidas na tabela trigonométrica.

Relações trigonométricas: Seno, Cosseno e Tangente


Tabela Trigonométrica e seus valores

Todos os graus de 1º a 90º possuem valores das suas funções trigonométricas dispostos em uma tabela organizada. Estes valores são indispensáveis para que as operações matemáticas sejam realizadas com êxito.

Mesmo assim, existem alguns ângulos que são muito mais comuns nas operações matemáticas, chamados de ângulos notáveis. São eles: 30º, 45º e 60º. Geralmente, os alunos já conhecem os valores dos ângulos notáveis e, em alguns casos, os valores não são passados na explicação dos exercícios. Segue a tabela abaixo:

Tabela de valores de Seno, Cosseno e Tangente dos ângulos notáveis

Relações Trigonométricas

#30°45°60°
Seno1/2√2/2√3/2
Cosseno√3/2√2/21/2
Tangente√3/31√3

Leia também! Assuntos relevantes