Entenda o que são Números Naturais

Os números forma desenvolvidos há muitos anos quando o ser humano percebeu a necessidade de contar, para ter ideias mais precisas de organização sobre as coisas, principalmente propriedades. Esse tipo de contagem deu origem ao que hoje conhecemos como Conjuntos Numéricos, englobando diversos tipos de números, como Reais, Inteiros, Racionais, Irracionais e os Números Naturais, que são o conjunto numérico de primeiro contato, o que está contido em todos os outros conjuntos, bem principal.

Mas, você sabe o que são os Números Naturais? Conhece bem a sua origem? Sabe quais as principais propriedades dos Números Naturais? Se não, fique tranquilo porque hoje iremos tirar todas as suas dúvidas a respeito. Vamos lá!


O que são Números Naturais?

Os Números Naturais são um conjunto de números que conta com a listagem de todos os números inteiros positivos, ou seja, que não trazem o sinal negativo. Tais números inteiros que se encontram logo após o zero, incluindo o zero na contagem. Dessa forma podemos dizer que o grupo dos Números Naturais apresenta todos os números inteiros em uma contagem que parte do zero e segue de forma infinita. Os Números Naturais são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15... Em uma contagem sem fim.

O Conjunto dos Números Naturais pode ser expresso usando apenas a Letra “N” tendo a possibilidade de conter ou não o número zero. Quando o número zero entra na listagem ele deve ser representado somente com o “N”, quando o zero está fora da listagem ele apresenta a letra com um asterisco do lado, “N*”, que simboliza a contagem da seguinte forma: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15... Seguindo de forma infinita e começando do 1.


Origem dos Números Naturais

Os Números Naturais tem a sua origem conhecida em uma história que passa de geração em geração, onde antigos pastores de ovelhas notaram a crescente necessidade de um tipo de contagem para o rebanho, a fim de identificar as ovelhas existentes no grupo à medida que os pastores iam se deslocando com elas. Antes, essa contagem era feita usando pedras, sendo um método adotado por egípcios e babilônios, mas com o tempo passou-se a usar riscos em pedras e madeiras, levando assim ao surgimento da contagem com números, os Números Naturais.


Números Naturais Pares e Ímpares

No conjunto dos Números Naturais existem duas identificações, os números pares e ímpares. Os Números Pares são todos aqueles que têm divisão exata por 2, e os números ímpares são os demais números, ou seja, aqueles que não tem divisão exata por 2. Quando se diz divisão exata, quer dizer que ao dividir o número você encontra um valor inteiro, e não algo com resto, sobrando zero como resto na divisão.

- Números Pares: 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14... Seguindo de forma infinita

- Números Ímpares: 1, 3, 5, 7, 9, 11, 15... Seguindo de forma infinita


A função dos Números Naturais

Os Números Naturais servem como forma de ordenação e contagem, sendo criados para facilitar o processo e aprimorados de forma técnica ao longo dos anos, com diversas simbologias que resultaram na usada hoje em dia, compreendida em todo o mundo da mesma forma, uma linguagem universal. Os Números Naturais são usados todos os dias para as mais variadas tarefas, estando presentes em tudo e servindo bastante para organização e otimização de processos.


Veja também: