Números de Bernoulli

Os números de Bernoulli são utilizados para a formulação de um princípio matemático que serve para mostrar a relação da velocidade de um fluido com a pressão do mesmo fluido. No começo, a teoria recebeu bastante crítica de outros matemáticos, mas provavelmente houve uma confusão no entendimento da funcionalidade dos números de Bernoulli.

Os números de Bernoulli, que são usados para seus princípios matemáticos, revelam que em um fluxo de fluido horizontal, quando a velocidade do fluido estiver alta, a pressão será menor do que nos locais onde a velocidade do fluido for menor.

Em um encanamento com um fluido, que pode ser água e no qual exista variação de diâmetro, nos ambientes da tubulação que a água estiver em alta velocidade, a pressão da própria água será menor do que nos locais onde a água estiver se movimentando mais devagar, segundo os números de Bernoulli.

Os números de Bernoulli mostram que, neste caso, as pressões elevadas não estão diretamente ligadas às velocidades mais intensas. Olhando por outro ângulo, é possível dizer que, quando a água sofre muita pressão em sua parte de trás, a tendência é a velocidade aumentar.


Algumas explicações mais comuns para os números de Bernoulli

Existem alguns tipos de fluidos que são incompressíveis, ou seja, eles não reduzem quando estão sob pressão. O fluxo de volume constante só é mantido quando a velocidade acelera.

Você já apertou com o próprio dedo a saída da mangueira de água, para deixar o jato mais forte? Veja que, neste caso, você tornou a saída mais estreita e a velocidade da água acelerou. Neste caso, existe energia cinética para o processo acontecer.

Em um ambiente sem perda de energia, o fluido pode acelerar ao longo das linhas de um fluxo de fluido horizontal. E, com os princípios dos números de Bernoulli, quanto mais o fluido está em um espaço restrito, maior é a aceleração do próprio fluido.

A pressão exerce uma força muito grande para direcionar o fluido para o sentido correto, levando sempre em consideração que a pressão é maior no espaço mais estreito onde está o fluido.

O princípio de Bernoulli apresenta, em um determinado ponto de um fluido, que pressão e velocidade têm relação inversa. Neste caso, o fluido segue um fluxo de um espaço com alta pressão para o de menor pressão, ganhando velocidade sempre na direção do seu movimento.

Logo, neste cenário, o fluido em alta velocidade apresenta baixa pressão, pois Bernoulli trabalha com a pressão interna do próprio fluido, na direção que o fluxo do fluido está seguindo.

Existe uma fórmula de representação matemática da Dinâmica dos Fluidos e o cálculo é baseado na velocidade e na pressão do fluido, assim como na altura de qualquer dos pontos do fluido. Entre as variáveis que são consideradas para a realização do problema, estão as seguintes:

  • Massa específica do fluido
  • Altura em relação a um referencial
  • Aceleração da gravidade
  • Velocidade do fluido ao longo do condutor
  • Pressão ao longo do recipiente



Números de Bernoulli

Por

Compartilhe