Estatística Descritiva

Entre os ramos de atuação e de estudo da estatística está a estatística descritiva. Nesta forma de análise de dados, a estatística faz uma abordagem diferente, tratando os números e informações da seguinte maneira:

  • Análise direta de forma sintetizada;
  • Dados analisados sem reparar em variações;
  • Estudos feitos com menos importância para os intervalos de confiança das informações.

Na prática, os dados acabam sendo condensados e descritos. Para a descrição, compreensão e resumo das informações, é preciso considerar algumas medidas neste tipo de análise, como:

  • Tendência Central
  • Dispersão
  • Percentis
  • Quartis
  • Decis
  • Medidas de Distribuição

A estatística descritiva é usada para avaliar uma grande quantidade de dados, onde seja possível manejar e relacionar as informações para fins de estudo. Por isso, nessa forma de estatística, as informações acabam sendo defasadas e reduzidas.

O manejo das informações pode ser feito para fins de análise de diferentes maneiras, como: cruzar dados, contrapor informações, elaborar relatórios, associar mais de uma medida descritiva, entre outros métodos.


Como funciona o trabalho da estatística descritiva?

As informações são obtidas através de uma base de dados organizada, com suas variáveis, identificação dos sujeitos, com seus valores apontados em uma planilha, informações a respeito das frequências nas quais aparecem as variações de dados e qual é a interpretação de cada resposta.

Exemplo Estatística Descritiva


O que é a Média de Tendência Central?

A Média de Tendência Central da Estatística Descritiva pode ser usada para que os dados sejam resumidos. Para isso, são calculados valores de média, mediana e moda. A qualidade da informação descrita ou resumida pode variar de três formas, como veremos a seguir.


Variação conforme Percentis

A designação específica das informações é importante para os percentis. Aqui, os dados analisados e a informação de cada observação podem ser dispostos de forma organizada, com base em todos os dados distribuídos.

Os dados são separados por conjuntos iguais que serão observados. O estudo trabalha com amostras e referências. Assim, é possível separar os dados conforme o interesse do estudo.


Variação conforme Medidas de Dispersão

É uma variação utilizada para identificar desvios de padrão. Assim, todas as respostas e suas dispersões podem ser analisadas e quantificadas.


Variação conforme Medidas de Distribuição

A distribuição na estatística pode ser feita através de estatística paramétrica, que segue uma alteração através de uma curva normal e esperada. Assim, na estatística descritiva, o estudioso pode analisar se a distribuição dos dados está padronizada ou não. Para isso, existem duas maneiras de conduzir os estudos:

  • Adoção de medidas de achatamento
  • Análise da curva de distribuição por meio de obliquidade e simetria.

Leia também! Assuntos relevantes