Tudo sobre Vertebrados

Tudo sobre Vertebrados

Por

Os animais vertebrados formam um grupo com mais de 50 mil espécies. Esses animais podem ser encontrados no meio terrestre e no meio aquático.

Os animais vertebrados têm esqueleto, que pode ser cartilaginoso ou ósseo. Esse esqueleto é composto por um eixo principal, vértebras e coluna vertebral.

Os animais vertebrados podem ser gnatostomados, vertebrados que possuem maxilar; e agnatos, vertebrados que não possuem maxilar. Nem todos os vertebrados têm vértebras.

Os vertebrados têm estruturas corporais especializadas e complexas. Esses animais têm algumas características muito peculiares que vamos conhecer a partir de agora.

Embriologia - Os vertebrados são triblásticos e possuem ectoderma, mesoderma e endoderma.

Tegumento – Os vertebrados têm um tegumento que inclui glândulas, pelos e escamas.

Epiderme, Derme e Hipoderme – Os vertebrados têm a pele, como camada mais externa; a derme, como a camada mais profunda da pele; e a hipoderme, como tecido subcutâneo. Os vertebrados têm tecidos conjuntivo, muscular, sanguíneo e nervoso.

Esqueleto e músculos - Os vertebrados têm um endoesqueleto, um crânio que protege o encéfalo, um tubo nervoso espinhal, costelas e vários órgãos e músculos. O esqueleto dos vertebrados é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular.

Respiração - Os vertebrados aquáticos respiram pelas brânquias, e os vertebrados terrestres respiram pelos pulmões.

Circulação – Os vertebrados têm circulação fechada. O sangue passa por vasos, artérias, veias e órgãos. O coração desses animais possui um átrio e um ventrículo, ou dois átrios e dois ventrículos.

Sistema Nervoso - Os vertebrados têm um sistema nervoso responsável por conexões entre a medula e o encéfalo.

Reprodução - Os vertebrados são dióicos e apresentam reprodução sexuada.

Leia também! Assuntos relevantes