O que são Animais Domésticos?

Desde que criou consciência, parece que o ser humano tem dificuldade de viver sozinho. Sempre em bando, houve a necessidade de aumentar o grupo com a domesticação de animais selvagens.

E o primeiro escolhido dos seres humanos foi o lobo, em uma relação que começou há 20 mil anos, quando as primeiras alcateias começaram a ser domesticadas para o convívio harmonioso com o homem.

Os animais domésticos são, em seu conceito, criaturas selvagens que foram adaptadas para conviver com os seres humanos. Em muitos casos, os animais domesticados, que deixaram de ser selvagens e agir somente para cumprir seus próprios instintos, passaram a ter algumas funções específicas.

O cachorro, o lobo domesticado, pode ser guia para cegos ou um companheiro de caça, cão-policial ou somente uma companhia para um idoso que vive sozinho.

Cachorro dormindo no colo da dona

Antes de se tornar um animal doméstico, os cachorros do mato e os lobos agiam somente para a própria reprodução, alimentação e proteção – a continuidade da espécie era o objetivo de vida do grupo, mas não servir de companhia ao ser humano.

Hoje, totalmente domesticados, os cães e os felinos domésticos convivem muito bem com os seres humanos em casas e apartamentos, e estão tão integrados à nossa sociedade que existe um mercado PET borbulhante na economia.

Em 2019, o faturamento do mercado PET no país foi de R$ 36 bilhões, aproximadamente, segundo o Instituto Pet Brasil. Estão nestes números desde os atendimentos veterinários básicos até sessões de terapia para animais domésticos que estão estressados ou sessões de hemodiálise para animais que sofrem de deficiência renal, sem falar em roupas, casas, camas, brinquedos, ração e mais uma infinidade de produtos.

Como convivem de maneira muito próxima com os seres humanos e para conservação da própria saúde, os animais domésticos precisam tomar vacinas e são avaliados por um veterinário, o médico especialista em animais.

Veja uma lista com os animais domésticos mais comuns:

  • Cachorro;
  • Gato;
  • Peixe de aquário;
  • Pássaros;
  • Tartarugas;
  • Porquinho da Índia.

Porquinho da India

Sem dúvidas, os cachorros e gatos são os animais domésticos mais comuns e próximos dos seres humanos. Até mesmo porque, quando comparados com os peixes de aquário e tartarugas, por exemplo, a interação entre homem e animal é bem maior com cães e gatos!

Gatinho brincando

Porém, é muito comum uma mesma pessoa ou família ter em casa mais de uma espécie de animal doméstico. Você já deve ter visto alguém que tem em casa um gato, dois cachorros e um pássaro, provavelmente.

Mas, sem preferências e levando em consideração uma perspectiva histórica, nenhuma relação supera a existente entre o ser humano e os cachorros: eles são tão próximos do ser humano que ocupam até forças especiais de investigação contra terroristas nos EUA!


Cuidado responsável com animais domésticos

Atualmente, existe uma preocupação maior em cuidar de forma responsável dos animais domésticos. Isso significa prover água e comida, atenção básica à saúde e lazer do animal e, obviamente, não realizar o abandono.

Também existe uma campanha grande de conscientização contra maus tratos de animais domésticos, principalmente através de ações promovidas por ONGs – Organizações Não-Governamentais.


Veja também: Hidrofobia (Raiva), Maus-tratos aos animais



O que são Animais Domésticos?

Por

Compartilhe