Seres Vivos

Por

O planeta Terra é a casa dos seres vivos, indivíduos dotados de organização celular e herança genética. A principal diferença entre um ser vivo e um ser sem vida é a presença de células, responsáveis por carregar a estrutura do organismo.

Além disso, os seres vivos apresentam a capacidade de reprodução, deixando descendentes com suas informações genéticas. Essa característica é resultado da Hereditariedade, ou seja, a herança genética dos seres vivos, fator fundamental para a evolução das espécies.

As informações genéticas repassadas de um ser vivo para outro são importantes para ajudar no combate de doenças. Os seres vivos também são diferenciados por possuírem DNA.

Macacos

Os seres vivos seguem um ciclo de vida. Eles têm a capacidade de crescer, de multiplicar células, realizar processos metabólicos e se reproduzirem.

O contrário dos seres vivos é aquilo que chamados de seres brutos, que são aqueles elementos que não têm vida e não crescem ou se desenvolvem, como as pedras sedimentares e as estalactites, por exemplo.

Elefantes

Os seres vivos têm o potencial de responder a estímulos, como o frio e o calor. As sensações são controladas pelo sistema nervoso.


Vírus

Os vírus são considerados seres vivos por possuírem material genético. Estes seres são adaptados e apresentam uma infinidade de formas.


Os seres vivos na natureza

Os seres vivos interagem com a natureza, inclusive com os seres não vivos. Estes seres com vida estão organizados em níveis de classificação, e podem ser compreendidos como organismos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem.

Girafas

Os seres vivos podem ser unicelulares, formados por uma célula; ou pluricelulares, compostos por várias células. Para manterem a vida, os seres vivos precisam de alimento, de processos metabólicos e de respiração.

Outra característica interessante dos seres vivos é que eles representam uma das maiores classes de organismos que fazem parte da natureza. Para manter o equilíbrio do planeta, é preciso que os seres vivos e não vivos estejam em harmonia.

Todos os seres vivos necessitam de seres brutos para sobreviver, principalmente da água, do sol e do solo.

Leia também! Assuntos relevantes