Surgimento do Homo Sapiens

Surgimento do Homo Sapiens

Por

O Homo Sapiens é uma espécie que surgiu entre 190.000 e 160.000 anos atrás. Essa é uma das últimas variações da espécie humana antes da evolução para o homem moderno, o chamado Homo sapiens sapiens.

Evoluindo a partir de uma espécie de seres humanos primitivos da África, o Homo sapiens moderno se espalhou pela Ásia, Europa e outras regiões do planeta. Os fósseis mais antigos já encontrados destes humanos modernos são de 130 mil anos atrás.

O termo Homo sapiens vem do latim e significa homem sábio, uma clara referência à inteligência e racionalidade que hoje marca e diferencia os seres humanos. Os Homo sapiens originários na África chegaram à China há 80.000 anos. A espécie sempre foi considerada uma forma de vida biologicamente dominante.

Estes primatas superiores são sociais e inteligentes, com plena capacidade para criar estruturas sociais complexas. Como espécie, o Homo sapiens apresenta como principais características uma curiosidade natural, habilidades avançadas, dependência de sua cultura e conhecimento.

O entendimento sobre a evolução da espécie Homo Sapiens só foi possível graças à descoberta de fósseis, entre eles o Homo sapiens de Steinheim e o Homo sapiens Rodesiano. Estas variações da espécie apresentam cérebros com volume menor do que o atual.

Os Homo sapiens primitivos eram caçadores, se alimentavam basicamente de carne e se vestiam com peles de animais. Um importante fóssil encontrado dessa espécie é o famoso Homem de Neanderthal, localizado na Alemanha. Este homem primitivo viveu entre o período de 70.000 e 40.000 anos atrás, provavelmente nas regiões da Europa e da Ásia.

Outro importante exemplar da espécie é o chamado Homo de Cro-Magnon, um ser humano primitivo de alta estatura e com excelentes aptidões artísticas, que foram comprovadas por meio de pinturas rupestres preservadas e encontradas em paredes de cavernas em diversas regiões do globo terrestre.

Leia também! Assuntos relevantes