Roupas Típicas no Nordeste

Roupas Típicas no Nordeste

Por

A cultura do Nordeste brasileiro é muito rica e repleta de ícones, como as baianas, os cangaceiros e os dançarinos de frevo. Todos esses personagens emblemáticos da cultura nordestina se destacam por suas roupas típicas.

Em primeiro lugar, é necessário reforçar que o Nordeste brasileiro é formado pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Entre as principais manifestações culturais da região, temos o frevo, uma dança típica do carnaval de Pernambuco. Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos.

Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas.
Essa roupa é vista entre as vendedoras de acarajés e também nos terreiros de candomblé. Essas roupas apresentam bordados, detalhes coloridos, saias sem roda ou saias de brocado, batas, ojás na cabeça e fio-de-contas como acessórios.

Por fim, os cangaceiros também são lembrados por suas roupas típicas, que contavam com vestuários e chapéus de couro, que eram usados como proteção contra a vegetação espinhosa da caatinga.

Leia também! Assuntos relevantes