Doenças Renais

Doenças Renais

Por

As doenças renais são aquelas que atacam os rins. Mas, antes de sabermos o que causa esse problema, vamos explicar o que são os rins humanos e como funcionam.

O ser humano possui dois rins que, em pessoas adultas, podem medir 12cm cada um, e pesar até 170g cada. Os rins estão localizados nas costas, um de cada lado da coluna. Eles são protegidos pelas últimas costelas do corpo.

Os rins funcionam como filtros do organismo. Eles filtram o sangue e eliminam as substâncias indesejáveis que, posteriormente, formarão a urina, como a água desnecessária, os sais, cálcio, ureia, ácido úrico, e outros produtos que não podem se acumular no sangue.

Assim, o rim é responsável pela eliminação dos resíduos tóxicos produzidos pelo organismo. Ele também controla o volume dos líquidos no corpo, produz e secreta hormônios e ajuda a controlar a hipertensão arterial.

O que leva os rins a ficarem doentes são alguns fatores de risco para doenças renais, como hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar de doença renal.

Para detectar a doença renal é preciso ficar atento a alguns sintomas e realizar um exame para constatar a função renal. Os principais sinais de possível doença renal são: inchaço nas pernas ou no rosto, cólica renal, infecção urinária, sangue na urina, fraqueza ou palidez cutânea.

As doenças renais também podem existir sem sintomas por um longo período. Nesses casos, é preciso fazer um check-up de tempos em tempos para que a ajuda médica seja imediata no caso de um problema renal ser diagnosticado.

Procurar um tratamento médico tardiamente pode levar a um quadro irreversível da doença, podendo levar a necessidade de um transplante e até mesmo à morte.

Para saber se os rins estão funcionando corretamente, procure um médico e peça para fazer o exame de dosagem de proteína na urina e de creatinina no sangue, que são os testes que informam sobre a função dos rins.

Leia também! Assuntos relevantes