Quais as maiores guerras que já existiram?


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Quais as maiores guerras que já existiram?

20/07/2013 - Grupo Escolar

Ao longo da história da humanidade, muitos conflitos bélicos aconteceram por diferenças ideológicas e interesses econômicos.

Ao longo da história da humanidade inúmeros conflitos bélicos ditaram os rumos do desenvolvimento e das relações internacionais. Essas guerras foram causadas, principalmente, por diferenças culturais e ideológicas, por motivos religiosos e por interesses econômicos.

Algumas batalhas chamam a atenção pela força militar empregada e pelo tempo de duração dos conflitos.

Conheça as maiores guerras que já existiram:

ANTIGUIDADE – Guerras Púnicas e Guerras Médicas
As Guerras Púnicas aconteceram no século III a.C., quando Cartago era a principal potência do Ocidente, controlando o comércio e o território do Mediterrâneo. Nesse período, Roma era uma província de base agro-pastoril. Os conflitos entre essas duas regiões foram causados por ambições expansionistas.

Em 264 a.C., Messina foi atacada por siracusanos, aliados de Cartago. Roma entrou na guerra para defender os messínos. Esse conflito ficou conhecido como Primeira Guerra Púnica.

Roma então declarou guerra formal a Cartago. A investida romana foi devastadora. As guerras púnicas tiveram três períodos distintos e duraram mais de um século.

A vitória romana nas Guerras Púnicas foi decisiva para o estabelecimento do império romano.

Já as guerras médicas, envolveram gregos e persas. Esses conflitos foram motivados por choque de interesses entre o imperialismo grego e o imperialismo persa, que buscavam mercados consumidores no Oriente. As Guerras Médicas também tiveram três períodos.


IDADE MÉDIA – Guerra dos Cem Anos
A Guerra dos Cem Anos começou em 1337. O conflito foi deflagrado quando o trono francês precisava de um herdeiro direto. Nessa situação, o rei britânico Eduardo III, neto do monarca francês Felipe, reivindicou o direito de unificar as coroas da Inglaterra e da França.

Ingleses e franceses começaram um conflito por poder e por territórios. Em 1360, a França foi obrigada a assinar o Tratado de Brétigny, que dava a Inglaterra o domínio sobre parte da França.

O conflito só acabou em 1453, quando um tratado de paz encerrou a Guerra dos Cem Anos.


IDADE MODERNA - Guerras Napoleônicas
As Guerras Napoleônicas aconteceram de 1803 a 1815. Trata-se de um conflito armado entre Napoleão Bonaparte e várias nações da Europa.

Napoleão foi imperador da França e lutou contra Espanha, Portugal e Grã-Bretanha. As nações europeias conseguiram derrotar Napoleão depois de muitas tentativas e forçaram o imperador francês a seguir para o exílio.


IDADE CONTEMPORÂNEA: Primeira e Segunda Guerras Mundiais
A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1914 e 1918, período em que vários problemas atingiam as principais nações europeias. Itália e Alemanha estavam insatisfeiras com suas posições econômicas. Havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, e isso gerou vários conflitos de interesses. A corrida armamentista também foi um ponto fundamental.

O estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro. Depois disso, os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares. De um lado havia a Tríplice Aliança, formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado havia a Tríplice Entente, formada em 1907 por França, Rússia e Reino Unido.

Os combates contaram com o uso de tanques de guerra e aviões. Em 1917, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente, que acabou vencendo a guerra.

Os derrotados assinaram o Tratado de Versalhes, que impunha restrições e punições aos países da Tríplice Aliança. A guerra deixous 10 milhões de mortos.

A Segunda Guerra Mundial começou em 1939. Os Estados Totalitários formados por Alemanha e Itália iniciaram sua política de expansão territorial.

Em setembro de 1939, a Alemanha nazista invadiu a Polônia. Inglaterra e França passaram a ter o apoio da União Soviética e dos Estados Unidos da América. Após os ataques japoneses à base naval de Pearl Harbor, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão.

Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram bombas nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Esses ataques decretaram o fim da Segunda Guerra Mundial.







Saiba mais

Buscas relacionadas a Quais as maiores guerras que já existiram? em História.

[ Pesquisa escolar lida 2948 Vezes - Categoria: História ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Guerra de Secessão
Como já vimos na Revolução Americana, as colônias inglesas estavam divididas entre o Norte e o Sul. Mesmo com a independência dos Estados Unidos, as d...
Lido: 6266 Vezes

Como funciona a declaração de guerra entre países?
Uma declaração de guerra é um ato formal feito por um chefe de estado ou soberano. O ano de 2013 começou agitado e com uma ameaça de guerra nuclear...
Lido: 1340 Vezes

Guerras Góticas
As guerras góticas aconteceram em diversos períodos da história. O evento mais conhecido se deu entre os anos de 535 a 554. Esses conflitos se dividir...
Lido: 316 Vezes

Guerra dos Cem Anos
Guerra dos Cem Anos, nome habitual que se dá aos diversos conflitos armados, interrompidos por tréguas e tratados de paz, iniciados em 1337 e que term...
Lido: 12573 Vezes

Guerra da Reconquista
A Guerra da Reconquista foi uma batalha travada entre cristãos e muçulmanos pelo controle da Península Ibérica. Esse foi o início da formação de Portu...
Lido: 19193 Vezes

A Irradiação da Guerra Fria
Logo a seguir ao termo da Segunda Guerra Mundial iniciou-se a “guerra fria” e a formação de dois blocos político-militares antagónicos: a OTAN e o Pac...
Lido: 40952 Vezes

História da Primeira Guerra Mundial
Causas da Primeira Guerra Mundial: - Partilha da África e Ásia (insatisfação da Itália e Alemanha que ficaram com territórios pequenos e desvalorizad...
Lido: 26567 Vezes

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.