Guerra dos Cem Anos

Guerra dos Cem Anos

Por

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito da Idade Média. Essa guerra aconteceu entre duas grandes potências mundiais: França e Inglaterra. A Guerra dos Cem Anos durou mais de um século e teve início em 1337. O confronto durou aproximadamente até o ano de 1453, com diversas batalhas.

Os problemas que deram início à guerra começaram em 1328, depois da morte do rei francês Carlos IV. Nesta situação, o rei da Inglaterra, Eduardo III, acreditou que se tornaria o pretendente legítimo ao trono vago, pois era sobrinho de Carlos IV, mas a nobreza francesa não aceitou a decisão e realizou assembléia para escolher o novo rei.

Com a chegada de Felipe VI ao trono da França, as duas monarquias entraram em conflito pela disputa de territórios. Neste período, a França tinha uma população bem maior do que a da Inglaterra. A disputa assegurou aos ingleses soberania sobre as terras que possuíam na França.

Em 1420, no reinado do novo rei inglês, Henrique V, também aconteceram crises entre as monarquias da França e da Inglaterra. Os ingleses acabaram perdendo o domínio de territórios como a Normandia, a Guiana e a Gasconha.

A Guerra dos Cem Anos teve uma batalha famosa, conhecida como a Batalha de Castillon, em 1453. Esta guerra é considerada a mais longa da história e foi a última guerra feudal do mundo.

Leia também! Assuntos relevantes