O que é Comunicação Assertiva?

O que é Comunicação Assertiva?

Por

A comunicação assertiva é uma importante característica de líderes e gestores de grandes empresas. Trata-se de saber se comunicar com precisão, ter a capacidade de ir direto ao ponto na comunicação e conseguir ser persuasivo e transmitir informações e opiniões com qualidade e firmeza.

A comunicação assertiva precisa ser treinada e desenvolvida. Essa habilidade torna as pessoas capazes de se comunicar de forma eficaz, disseminando informações de forma que todos os ouvintes possam compreender e assimilar a mensagem. A comunicação assertiva é direta e objetiva.

Ser capaz de se comunicar com assertividade é um talento. Todos os bons líderes são bons comunicadores e dominam a comunicação assertiva. É necessário ter assertividade para expor ideias, pois só assim elas ganham a credibilidade dos receptores.

Podemos concluir que a assertividade é a capacidade de expressão aberta e honesta. O comportamento assertivo é a melhor forma de atingir objetivos de comunicação.

As pessoas que não conseguem ser assertivas acabam perdendo negócios, clientes e oportunidades de desenvolvimento profissional. A assertividade deve ser treinada, e isso pode ser feito com a ajuda de um coach ou de um psicológo especializado na formação de líderes.

Leia também! Assuntos relevantes