MPB - Música Popular Brasileira

MPB - Música Popular Brasileira

Por

A MBP – Música Popular Brasileira, é um estilo musical que teve o início de sua formação no século XVI, com a mistura de vários ritmos, tanto das culturas africanas, quanto das culturas europeias. O movimento musical se intensificou no Brasil nos séculos seguintes, dando origem a um tipo de música muito próprio do país, com características resultantes de um processo de miscigenação e da diversidade cultural existentes no Brasil.

A Música Popular Brasileira evoluiu e ganhou destaque mundial a partir de 1966, com a bossa nova, uma mistura de rock e samba. A MPB traduz a identidade cultural do povo brasileiro e leva o nome do país ao mundo todo.

Entre os grandes nomes da Música Popular Brasileira podemos citar: Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Milton Nascimento, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia entre outros...

Durante o movimento da bossa nova, uma nova geração de compositores foi lançada para o Brasil com a ajuda da televisão, que na época transmitia os grandes festivais de música do país.

A moderna Música Popular Brasileira conta com artistas consagrados como Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Chico César, Dorival Caymmi, Elba Ramalho, João Bosco, Lenine, Maria Rita, Milton Nascimento, Nando Reis, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Tim Maia, Wilson Simonal, etc...

A música do Brasil foi se moldando e fortalecendo com a mistura de ritmos musicais como o lundu, a modinha, o choro, o samba, os batuques da capoeira e outras influências.

Outros nomes importantes na história da MPB são: Ernesto dos Santos, Ary Barroso, Lamartine Babo, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Carmen Miranda, Mário Reis, Francisco Alves, Luis Gonzaga, Dalva de Oliveira, Angela Maria, Caubi Peixoto, Elizeth Cardoso, Tom Jobim e João Gilberto.

Na década de 1960, os grandes festivais de Música Popular Brasileira eram organizados pela TV Record. Esse fato impulsionou a criação do movimento da Jovem Guarda, que consagrou Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

Na década de 1970 surgiram nomes como Djavan, Fafá de Belém, Clara Nunes, Belchior, Fagner, Alceu Valença, Raul Seixas, Rita Lee, Tim Maia e Jorge Ben Jor.

A música popular brasileira passou por vários momentos importantes e consagrou vozes inesquecíveis para o nosso país. Esse movimento continua nos dias de hoje, lançando novos talentos, como Maria Rita, Céu, Lenine, Roberta Sá, entre outros...

Leia também! Assuntos relevantes