Invasões Bárbaras

Invasões Bárbaras

Por

As Invasões Bárbaras aconteceram na Europa e determinaram a queda do Império Romano. Os fatores que levaram os romanos a perderem território foram, principalmente, a desordem política, a disseminação do catolicismo e essas invasões.

Os bárbaros eram povos que viviam fora de Roma, em regiões de fronteira, e que não falavam latim. Eles trataram de ganhar espaço de forma gradual até os séculos IV e V.

A partir daí, a pressão exercida pelos hunos fez com que os povos bárbaros começassem a invadir o território romano de uma maneira mais evidente e violenta.

Entre os povos bárbaros podemos destacar os visigodos, os ostrogodos, os anglo-saxões, os francos, os suevos e os turíngios.

Depois do processo das invasões, a Idade Média passou a contar com os reinos bárbaros e os valores e tradições do Império Romano passaram por um processo de junção com a cultura germânica. No entanto, os Reinos Bárbaros não duraram muito tempo já que não possuíam uma organização administrativa eficiente.

Ainda assim, é possível afirmar que as invasões bárbaras influenciaram diretamente a formação étnica, política, econômica, linguística e religiosa do mundo ocidental.

Leia também! Assuntos relevantes