Igualdade de Gênero

Por

Igualdade de gênero significa garantir direitos iguais para homens e mulheres, ou seja, condições igualitárias de desenvolvimento pessoal e profissional. Vivemos num mundo machista e, infelizmente, as expectativas não são otimistas em relação à conquista da tão sonhada igualdade de gênero. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a igualdade de gênero no mercado de trabalho só deverá acontecer em 2095.

Estatísticas apontam que a desigualdade de gênero, principalmente no que diz respeito às diferenças salariais entre homens e mulheres, vem diminuindo de forma muito lenta. O Brasil ocupa hoje a posição 124, entre 142 países, no ranking que avalia a igualdade de salários por gênero.

O relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016, da ONU, mostra que a remuneração dos homens ainda é maior do que a das mulheres que desempenham a mesma função em diversos países do mundo. Em nosso país, o IBGE indica que a renda média de uma brasileira corresponde a apenas 68% da renda média de um homem que realiza o mesmo trabalho.

Outro dado alarmante é que ainda é reduzido o número de mulheres em cargos de chefia. Isso também é fruto da desigualdade de gêneros construída ao longo de anos de história.

Para reverter essa situação, muitos pais estão tentando criar seus filhos desde cedo estabelecendo uma igualdade entre meninos e meninas dentro de casa, ressaltando sempre que ambos são iguais em direitos e deveres. A base para uma sociedade mais igualitária é o respeito.

É preciso acabar com velhos tabus e com a divisão de atividades que são direcionadas apenas para meninos ou meninas. As mulheres não nasceram somente para limpar, cozinhar, lavar e cuidar da família. Elas nasceram para serem bem-sucedidas profissionalmente e para serem protagonistas no mundo.

As famílias devem reavaliar valores, conceitos e costumes em busca da igualdade de gênero. A educação para a igualdade de gêneros precisa começar em casa e ser aprofundada na escola. Dessa maneira, as crianças aprendem que meninos e meninas têm direitos, deveres e oportunidades iguais, deixando de lado qualquer tipo de preconceito e estereótipo.

Só com a igualdade de gêneros conseguiremos construir uma sociedade livre de preconceito e com oportunidades iguais para todos.

Leia também! Assuntos relevantes