Galáxias

Por

As galáxias são aglomerados de estrelas, planetas e outros corpos celestes. O formato de uma galáxia é espiral, sendo que a mais conhecida entre os seres humanos é a Via Láctea, galáxia que concentra o sistema solar e a Terra.

As galáxias apresentam um brilho intenso. Essa formação foi descoberta em 1923, por Edwin Powell Hubble, que definiu que os aglomerados em formato espiral observados fora da Via Láctea eram galáxias independentes.

Acredita-se que a galáxia da Terra tenha cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro. Hubble classificou as galáxias como elípticas, espirais e espirais barradas. As espirais, como a Via Láctea, são formadas por um núcleo, um disco, um halo e braços espirais, e contam com material interestelar, nebulosas, estrelas e poeira.

Também existem as galáxias irregulares, que não possuem forma definida, como por exemplo a Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, que podem ser avistadas a olho nu do Hemisfério Sul da Terra.

De uma forma geral, as galáxias podem ser classificadas como grandes sistemas gravitacionais formados por estrelas, gás, poeira e matéria escura. A palavra galáxia vem do grego e significa "leitoso", numa referência à Via Láctea.

Leia também! Assuntos relevantes