Sistema solar

Conjunto de nove planetas, seus satélites naturais, milhares de asteróides, meteoróides e cometas que gravitam em torno do Sol, além de gás e poeira interplanetários. Formado há cerca de 5 bilhões de anos, o sistema solar localiza-se na galáxia Via Láctea.

Os planetas são corpos celestes sem luz própria, que giram ao redor de uma estrela. No sistema solar existem nove planetas conhecidos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Em torno deles gravitam corpos celestes denominados satélites.

Asteróides e meteoróides - Os asteróides são pequenos corpos celestes, com diâmetro inferior a 1.003 km. Em fevereiro de 1997 é anunciada a descoberta de restos sedimentares do asteróide que se teria chocado com a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, provocando o extermínio dos dinossauros. Cientistas da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos encontram fragmentos do asteróide no fundo do oceano Atlântico, na costa da Flórida (EUA).

Os meteoróides são fragmentos de matéria cujo tamanho é maior que o de uma molécula e menor do que o de um asteróide. Ao entrar na atmosfera terrestre se aquecem, produzindo um fenômeno luminoso chamado meteoro. Quando atingem a superfície recebem o nome de meteoritos. O maior meteorito (em massa) é o Hoba, que pesa 60 t e caiu na África do Sul.

Leia também! Assuntos relevantes