O Sistema Solar é formado pelo Sol e por todos os corpos celestes que ficam sob o seu domínio gravitacional. O Sol é a estrela principal do nosso sistema solar e tem enorme importância e influência sobre os planetas, asteroides e cometas que giram ao seu redor.

A força gravitacional do Sol mantém todos os corpos celestes em suas respectivas órbitas. No sistema solar da Terra existem oito planetas girando ao redor do Sol, sendo que alguns deles estão mais próximos e outros mais distantes do astro.

Estima-se que o Sol e o Sistema Solar tenham surgido há 4,5 bilhões de anos, por meio de um processo de aglomeração de materiais sólidos. Os oito planetas do nosso sistema solar são: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Sistema Solar Planetas

Formação do Sistema Solar

O Sol é o principal elemento do sistema solar. Ele é a fonte de energia deste sistema, aplicando grande força gravitacional que ajuda a manter os planetas em órbita. Graças à luz do Sol, existe vida na Terra.

Planetas do Sistema Solar

Nosso planeta está a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Sol. De acordo com os cientistas, o Sol é uma estrela de elevada luminosidade e que abrange 99,9% de toda a matéria do Sistema Solar. O restante do sistema, 0,1%, é formado por planetas, planetas anões, asteroides e outros corpos celestes.

O nosso Sol é uma estrela localizada em um dos braços da galáxia Via Láctea. Existem vários sistemas solares no universo, em outras galáxias distantes da Terra.

Nosso sistema solar também conta com seis planetas anões, que são atualmente conhecidos como Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris e 2012 VP113. Vale lembrar que Plutão deixou de ser considerado um planeta em 2006.


Características do Sol

O Sol é uma rica fonte de energia eletromagnética. Ele é a estrela central do nosso sistema solar e tem uma massa 332.900 vezes maior do que a da Terra. A luz solar demora cerca de 8 minutos e 18 segundos para chegar até o nosso planeta.


Via Láctea

No contexto do universo, a Via Láctea apresenta duas pequenas galáxias que orbitam com proximidade considerável e que podem ser vistas a partir do Hemisfério Sul. Essas duas galáxias receberam os nomes de Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães.

Via Láctea

A galáxia de grande proporção que está mais próxima da Via Láctea é a Galáxia de Andrômeda, que tem formato em espiral e é 4 vezes mais massiva do que a nossa. Essa galáxia está localizada a 2 milhões de anos-luz de distância.

Leia também! Assuntos relevantes