Matéria Escura

Matéria Escura

Por

A matéria escura faz parte da composição do universo. Trata-se de um tipo de matéria muito estudado pelos astrônomos e cientistas. Uma característica interessante da matéria escura é que é possível medir a sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce. Contudo, essa matéria não emite luz, o que torna difícil sua análise.

Na área da cosmologia, a matéria escura também é conhecida como matéria negra. Ela é uma matéria que não interage com outros tipos de matérias comuns. Ela só é conhecida gravitacionalmente e provoca efeitos sobre estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias.

Segundo os pesquisadores, a matéria escura é fria, não-relativística e compõe 26.8% da densidade de energia do universo. Acredita-se também que as partículas de matéria escura tenham uma massa de 0,02% de um elétron.

É possível dizer que a matéria escura é invisível. Uma das primeiras observações sobre matéria escura aconteceu em 1930, quando o astrônomo Fritz Zwicky calculou a massa de galáxias e notou que elas eram 400 vezes maior do que pareciam ser por causa da matéria escura.

A ideia mais aceita entre os cientistas é de que a matéria escura seja formada por partículas subatômicas, menores que nêutrons, prótons e elétrons. A matéria escura é, portanto, um componente do Universo.

Leia também! Assuntos relevantes