Teorias da Relatividade

Albert Einstein, cientista alemão especializado nos efeitos da física, elaborou um conjunto de estudos que ficou conhecido como Teorias da Relatividade. Basicamente, a teoria trata de definir qual é a relação entre tempo e espaço.

Nas Teorias da Relatividade, o cientista comprovou que espaço e tempo interagem de forma relativa, ou seja, não tem um efeito estático. Neste sentido, o conceito de tempo funciona de forma diferente, não existe uma única definição para essa grandeza, que pode variar conforme outros elementos com as quais se relaciona, sendo eles os seguintes:

  • Gravidade;
  • Espaço;
  • Velocidade.


O que é a Relatividade Restrita e Relatividade Geral?

A Teoria da Relatividade foi composta pela unidade da Teoria da Relatividade Restrita com conceitos da Teoria da Relatividade Geral. Elas acabaram formando apenas um estudo.


A Teoria da Relatividade Restrita foi lançada em 1905 e trouxe informações muito importantes, entre elas as seguintes:

  • Em todo universo, a velocidade da luz é uma constante;
  • Tempo e espaço não são grandezas absolutas;
  • Espaço e tempo são grandezas subjetivas.

Já a Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1915, trouxe outras definições importantes, entre elas as que estão apresentadas abaixo:

  • Determina o que é a gravidade, sendo a distorção de uma massa provocada no tecido do espaço quando se movimenta;
  • Afirma o que são as ondas gravitacionais, um efeito causado quando um objeto se movimenta muito rapidamente pelo espaço.


O que é o Paradoxo dos Gêmeos?

Todas as teorias precisam ser comprovadas e o Paradoxo dos Gêmeos é uma maneira de entender melhor como funcionam os princípios da Teoria da Relatividade.

Este é um exemplo simples, mas bastante explicativo. Neste caso, dois irmãos gêmeos estão no nosso planeta, a Terra. Continuando, um deles é deixado no planeta, enquanto o outro é colocado em uma nave e viaja, na velocidade da luz, para uma galáxia bem longe da nossa.

Depois de um tempo, o irmão gêmeo que estava em viagem retorna ao nosso planeta, a Terra, e se encontra com o irmão que permaneceu por aqui.

O que acontece no Paradoxo dos Gêmeos, da Teoria da Relatividade? O irmão que viajou ficou mais jovem do que aquele que aqui esteve, com muitos anos de diferença. Isso mostra que o tempo é relativo, já que, para o corpo inerte, o tempo passa mais rapidamente. Mas, de acordo com a velocidade na qual o corpo começa a se mover, o tempo vai diminuindo.

A partir do momento em que o corpo em movimento alcança a velocidade da luz, o tempo não passa mais, ele simplesmente desaparece. A velocidade precisa ser de cerca de 1,07 bilhão de Km/h. Então, neste caso, não existe tempo!

emc2


Quais são as leis da Teoria da Relatividade?

A Teoria da Relatividade está baseada em dois postulados. São eles:


1º Postulado

As leis da Física são iguais nos sistemas de referência inercial.


2º Postulado

A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial de c = 300 000 km/s.


Quais as consequências da Teoria da Relatividade?

A Teoria da Relatividade é usada para cálculos de posições com precisão, para envios de satélites, para o GPS saber as posições exatas, para velocidades de satélites, entre outras funções.