Flora

Por

A flora de uma região compõe-se de vegetais característicos, devido a diversos fatores, como clima e constituição do solo. Assim, há diversos tipos de vegetação espalhados pelo mundo. Exemplos: A floresta Amazônica e a das zonas temperadas, tão diferentes entre si. Em função de cada tipo de formação vegetal, desenvolve-se um mundo peculiar de seres vivos animais. Os vegetais representam a base de um sistema ecológico.

Estes seres vivos animais fazem parte integrante do sistema ecológico em que vivem. De sua participação os vegetais dependem em grande parte para se manter e multiplicar, e eles por sua vez dependem dos vegetais. Uma vez destruído um grupo de vegetais, a fauna também é destruída ou emigra para outras regiões com as mesmas características. O solo, desprotegido, tona-se pobre rapidamente. E uma fonte de oxigênio deixa de existir.

O reflorestamento jamais constituirá a vegetação primitiva, pois as matas se compõem de inúmeras espécies, principalmente as matas tropicais ou semitropicais. E a associação entre vegetais e animais levou milhares de anos para se efetivar. Além disso, geralmente os reflorestamentos são feitos com espécies estranhas à região, o que dificulta ainda mais a reconstituição do sistema primitivo. Mesmo assim, o número de árvores replantadas está muito aquém do número das que são destruídas.

Leia também! Assuntos relevantes