Ernst Haeckel

Por

Ernst Haeckel nasceu em 16 de fevereiro de 1834, na cidade de Potsdam, na Prússia (Alemanha). Ele foi um zoólogo evolucionista, forte defensor do darwinismo.

Haeckel cresceu em Merseburg, onde seu pai era funcionário do governo. Ele estudou em Würzburg e na Universidade de Berlim. Depois de uma expedição para observar os seres vivos presentes na Ilha de Helgoland, no Mar do Norte, Ernst Haeckel passou a se dedicar a experiências em biologia marinha.

Em 1857, Haeckel se formou em medicina e logo mudou-se para a Itália. Nesse período ele passou a estudar protozoários unicelulares.

Haeckel via a evolução como base para uma explicação unificada de toda a natureza. Em 1866, ele escreveu a obra "Morfologia Geral dos Organismos", na qual apresentou muitas de suas idéias evolutivas.

O cientista traçou vários mecanismos de hereditariedade e chamou a atenção para importantes questões biológicas. Seus trabalhos de linhas evolutivas levaram a valiosas contribuições para o conhecimento dos invertebrados.