Fluxo de matéria na cadeia alimentar

No ciclo alimentar, a matéria é sempre reaproveitada. Mesmo depois de utilizada de diversas formas por organismos vivos, o fluxo da matéria na cadeia alimentar é sempre contínuo e ininterrupto. Existem alguns exemplos de como é o fluxo da matéria na cadeia alimentar.

No caso dos animais, a matéria é ingerida como forma de alimento, sendo armazenada no corpo dos seres que fizeram a ingestão. Uma quantidade de gordura, amido e proteínas mostra-se desnecessária para o corpo do animal que fez a ingestão. O excesso da matéria, o conteúdo não reaproveitável, é despejado novamente no ecossistema, mantendo o fluxo da matéria na cadeia alimentar sem interrupção.

No caso das plantas, o fluxo da matéria na cadeia alimentar também se mantém funcionando através da fotossíntese, através das substâncias que são liberadas. Por exemplo, gás carbônico e água são necessários para a respiração celular. Assim como as plantas que morrem e apodrecem são reintegradas ao solo, reaproveitando a matéria – porém, neste caso, sem fazer parte de uma cadeia alimentar específica.

Na cadeia alimentar, a matéria pode também se reintegrar ao meio ambiente através de animais mortos, por meio de decompositores, como bactérias e fungos, reintegrando-se mais uma vez ao meio ambiente.


Outras representações do fluxo da matéria da cadeia alimentar

O fluxo pode acontecer de seres autotróficos para consumidores. A matéria orgânica é representada por um organismo, que faz o consumo da matéria. Porém, a matéria orgânica inicial é transferida para todos os integrantes da cadeia alimentar, em todos os níveis, até retornar ao meio ambiente, criando um ciclo.

O fluxo da matéria também pode ocorrer do mineral para o orgânico. Ou seja, de como a matéria mineral contida no solo se transforma, por meio da fotossíntese – com o suporte da energia do sol, água e carbono, em matéria orgânica, que será consumida por outros seres no ciclo alimentar.


Representação da cadeia alimentar

Fluxo de matéria na cadeia alimentar

A cadeia alimentar, muito importante para o fluxo da matéria, costuma ser representada por pirâmides. Existem basicamente 3 modelos:

  • Pirâmide de biomassa
  • Pirâmide de energia
  • Pirâmide de número

O fluxo da matéria na cadeia alimentar é essencial para a vida no nosso planeta. Matérias orgânicas e minerais são fundamentais para todos os seres vivos. Todo componente que possui massa pode ser considerado uma matéria, tais como gotas d’água, pedras e seres vivos.


Veja também:

Cadeia Alimentar

Seres Vivos

Animais Herbívoros

Sistema digestório de répteis

Plantas Carnívoras

Leia também! Assuntos relevantes