Ebola


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Ebola

06/05/2009

Introdução
Como o Ebola é uma doença ainda desconhecida, em diversos fatores, o Sistema Nacional de Saúde não o trata como uma epidemia de risco e considera mínimas as chances de o Ebola entrar no país. Não há quaisquer cuidados ou afirmações sobre o vírus ainda, portanto pouco se sabe sobre como ocorre o contágio.


Histórico da doença
O Ebola é um vírus da família dos filovirus, uma geração de supervírus que assolam o planeta causando doenças graves. O primeiro filovírus de que se tem história é o Marburg, cujo primeiro caso ocorreu em 1967 e foi pesquisado pelo CDC (Center for disease control) em Atlanta.

O Ebola surgiu na África, em 1976, e tem esse nome por ter surgido às margens do Rio Ebola, no Zaire. Por se tratar de uma doença que mata em poucos dias, houve um verdadeiro terror na cidade de Kikwit, Zaire, quando se soube do que a doença era capaz. Familiares jogavam seus parentes nas ruas com medo de contraírem a doença dos corpos mortos, pessoas corriam com diversas hemorragias pelas ruas, gritando de dor e muitas outras coisas. A epidemia parece ter surgido de um paciente que foi operado por médicos que tinham sintomas similares ao da febre hemorrágica. Desde então, os especialistas da Bélgica, África do Sul e do CDC, juntamente com o governo do Zaire, conseguiram conter a epidemia e brecá-la pelo isolamento, e não pela cura.


Informações técnicas
Veículo de transmissão do agente infeccioso: qualquer contato com o sangue do paciente contaminado, por relações sexuais e se o paciente contaminado estiver em um estágio avançado da doença, ela pode até mesmo ser transmitida pelo ar.



Agente etiológico
Nome científico: cepa Ebola

Nome popular: Ebola

Classificação: da família dos filovírus, do gênero cepa. De acordo com a classificação de vírus, o Ebola é um vírus nível 4 (O HIV é nível 2).


Habitat natural: ele é encontrado em regiões de florestas densas. O hospedeiro inicial do Ebola ainda é desconhecido, de acordo com o CDC.


Morfologia: Ele é um filovírus, isso é, é um vírus com formatos de fios e linhas segmentadas (figura capa).


Reprodução: O Ebola se reproduz rapidamente nas células dos seres humanos.


Hospedeiro intermediário: Não é conhecido.


Distribuição Geográfica da doença: A doença só teve uma epidemia conhecida e documentada, a do Zaire, que causou 220 vítimas fatais.


Modo de transmissão: Completamente desconhecido. Sabe-se que pessoas que tinham contato com seus familiares doentes acabavam por ter a doença, mas não se pode afirmar com certeza absoluta que a doença é espalhada por contato com o sangue ou outros fluidos corporais.


Principais sintomas da doença: começam entre o quarto e o décimo sexto dia após a infecção. Começa com febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares e perda de apetite. Conforme a doença progride, ocorrem vômitos negros, diarréias, dores abdominais, garganta inflamada e dores no peito podem ocorrer. Por último, o sangue começa a vazar nos órgãos internos, pela pele, pelo nariz e pela boca. O cérebro do paciente começa a se liqüefazer, de forma a levá-lo a morte.


Medidas de profilaxia e de tratamento
Vacinação: Embora haja pessoas que apresentam imunidade ao vírus, não é o organismo dela que produz anticorpos, e sim o vírus que, de uma forma ou outra, acaba por não atacar o organismo dessa pessoa e acaba morrendo por si só.


Saneamento: O Ebola parece ser uma doença de mais fácil transmissão em ambientes sujos. Mas, dadas as circunstâncias, fica difícil dizer ao certo o que seria mais correto a ser feito.



Programas de saúde pública: Não existem.


Leitura Complementar
Em 1994 o Zaire teve de enfrentar um inimigo aterrorizante, responsável por centenas e centenas de mortes na região da cidade zairense de Kikwit: o Ebola.

O Ebola é um vírus emergente, nome dado a vírus até então desconhecidos que atacaram e mataram no mundo todo nos últimos anos - inclusive no Brasil.

A primeira aparição desse temível microorganismo foi em 1967, na cidade de Marburg, Alemanha. Cientistas que trabalhavam com macacos importados da África foram contaminados e morreram, com seus corpos sendo incinerados. O vírus apareceria mais tarde no Sudão e no vale do rio Ebola, no norte do Zaire; este último sendo a mais mortífera de todas as formas do vírus, matando em 90% dos casos. Até hoje, porém, não se sabe quem ou qual é o hospedeiro do vírus e por que as epidemias provocadas por ele aparecem, desaparecendo pouco depois. A origem do vírus também é desconhecida, embora alguns virólogos acreditem que ele tenha surgido no interior de uma caverna no Quênia. Até agora sabe-se que o vírus é transmitido por fluidos corpóreos infectados, como o sangue, a saliva, a urina e as secreções nasais.

A febre hemorrágica causada pelo Ebola provoca uma espécie de implosão dos tecidos internos do doente. Os primeiros sintomas são dor de cabeça, febre e cansaço. Pouco depois a pessoa infectada passa a expelir sangue por todas as cavidades do corpo, a vomitar um líquido negro e de odor nauseabundo, começando a perder a consciência nesse estágio da doença. A partir daí tem início a destruição: os órgãos internos são praticamente liquefeitos e o paciente vomita pedaços de tecidos vitais, como os pulmões, e defeca os intestinos. Cerca de nove dias após a infecção o paciente está morto.





Saiba mais

Buscas relacionadas a Ebola em Doenças.

[ Pesquisa escolar lida 17912 Vezes - Categoria: Doenças ]


Leia também! Assuntos relevantes.

O Antraz
Antraz é uma doença causada por uma bactéria que se chama Cacillus Anthracis. Trata-se de uma infecção extremamente letal. Esse tipo de doença, causad...
Lido: 4547 Vezes

Armas Biológicas
Considerada a mais temidas das armas, a biológica tem efeitos devastadores e desconhecidos pela maioria dos médicos. São vírus e bactérias transformad...
Lido: 19576 Vezes

Estão lendo agora:

Substâncias Inorgânicas
Substâncis inorgânicas são todas aquelas que não são orgânic...
Lido às 14:10:08 - 26/07/2014
Boitatá, a Cobra de fogo
Ou Batatá, Baitatá, Biatatá, Bitatá, Batatal... O nome é ind...
Lido às 14:10:02 - 26/07/2014
Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)
Quando um vaso sangüíneo que leva sangue para parte importan...
Lido às 14:10:00 - 26/07/2014
Hidretos
Resumo sobre Hidretos Os hidretos são compostos orgânicos q...
Lido às 14:09:58 - 26/07/2014
A História da Moeda
ETIMOLOGIA: Embora se remonte a etimologia de moeda, a orige...
Lido às 14:09:48 - 26/07/2014
Sistema Esquelético
Estrutura interna que sustenta o corpo humano, formada de os...
Lido às 14:09:48 - 26/07/2014

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.