Gonorréia

Por

A Gonorréia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria Gonorrheae. Essa é uma doença infecto-contagiosa, causada por relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas.

A bactéria da gonorréia atinge principalmente a região da uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo. Os principais sintomas da doença são secreção purulenta e ardor no momento de urinar. Nas mulheres, a doença é silenciosa e pode até não apresentar sintomas aparentes.

Caso não seja tratada de forma correta, a gonorréia pode comprometer os órgãos. Os homens com a bactéria podem desenvolver infecções nos testículos, elevando o risco de infertilidade.

Nas mulheres, a bactéria pode chegar ao útero, às trompas e aos ovários, também aumentando o risco de infertilidade. A doença se espalha pela corrente sanguínea e atinge as articulações. Existe um grande risco da bactéria ser transmitida aos bebês por mulheres gestantes na hora do parto normal.

Essa bactéria tem uma enorme capacidade de multiplicação e também pode se desenvolver na boca, na garganta, nos olhos e no ânus. A única forma de prevenir a doença é usando preservativo nas relações sexuais.

Depois do diagnóstico, o tratamento da gonorréia deve ser feito com antibióticos. Mulheres grávidas que têm a doença correm o risco de transmitir o problema para os filhos, o que pode causar cegueira e infecção nas articulações e no sangue.

Leia também! Assuntos relevantes