Sífilis

Por

A sífilis é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Treponema pallidum. Esta doença sexualmente transmissível é perigosa e pode representar muitos riscos à saúde, principalmente quando atinge gestantes, que podem transmitir a infecção ao feto.

A sífilis é diagnosticada com mais frequência em adultos sexualmente ativos, entre 20 e 29 anos de idade. O primeiro estágio da doença se manifesta depois de 3 semanas da infecção. É comum que, entre os sintomas, os pacientes notem feridas indolores, chamados de cancros, no local da infecção.

A sífilis secundária acontece de 2 a 8 semanas após as feridas aparecerem. E a sífilis terciária é o estágio final da sífilis, quando a infecção pode atingir o cérebro, o sistema nervoso, o coração, a pele e os ossos.

A doença pode ser diagnosticada por exames de sangue. É fundamental consultar um médico ao notar os primeiros sintomas para iniciar o tratamento no primeiro estágio da doença.

Apesar de ser uma doença silenciosa, a sífilis apresenta feridas indolores, febre, fadiga, dores e perda de apetite. A transmissão da doença acontece por relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem camisinha.

O tratamento da sífilis é feito com antibióticos. Depois de realizar o tratamento, os pacientes ainda precisam manter um acompanhamento e a realização de exames de sangue por até 24 meses para ter certeza de que a doença foi curada.

A sífilis é muito contagiosa e qualquer relação sexual sem preservativo pode passar a bactéria. A única forma de prevenção é praticar sexo seguro.

Leia também! Assuntos relevantes