Doenças causadas no sistema digestivo

Doenças causadas no sistema digestivo

Por

As doenças do sistema digestivo podem comprometer uma área muito importante para o organismo humano. O sistema digestivo é responsável por manter o suprimento de água, nutrientes e eletrólitos no corpo.

Conheça as principais doenças que afetam o trato digestivo:

Apendicite – Doença causada pela inflamação do apêndice, órgão que fica preso ao intestino grosso. As causas da doença são variáveis, e podem ser o bloqueio do apêndice por fezes ou tumores. O tratamento mais indicado é a cirurgia para a retirada do órgão.

Câncer de Cólon – Trata-se da formação de um tumor no segmento do intestino grosso e do reto. A doença é causada por alterações genéticas e tem cura. O tratamento é realizado com a retirada do tumor, radioterapia e quimioterapia.

Pancreatite – Doença causada pela inflação do pâncreas, glândula que se localiza perto do estômago. O tratamento envolve o uso de medicamentos, reeducação alimentar e até processos cirúrgicos.

Prisão de Ventre – Problema caracterizado por fezes duras e dificuldade para evacuar. Uma alimentação pobre em nutrientes e o baixo consumo de fibras e água podem levar ao desenvolvimento da doença. O tratamento deve ser feito com uma alimentação saudável e medicamentos.

Cálculo Biliar – Doença causada pelo depósito de cristais na vesícula biliar. O problema está relacionado ao colesterol, ao diabetes e a uma alimentação inadequada. O tratamento inclui o uso de medicamentos e a realização de procedimentos cirúrgicos.

Diarreia – Doença caracterizada por fezes líquidas. O tratamento deve ser feito com uma mudança da dieta alimentar.

Leia também! Assuntos relevantes