Consciência Negra

Por

A Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil. Também conhecido como Dia Nacional de Zumbi, o feriado da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, numa homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi é considerado um ícone da resistência e da luta dos negros. Ele foi morto em 1695, e os membros dos movimentos negros decidiram eleger a figura de Zumbi como símbolo da luta contra o racismo. Atualmente, a data da consciência negra lembra os esforços pela reparação aos danos e aos preconceitos sofridos pela população negra na história do Brasil.

O dia 20 de novembro também serve para valorizar a cultura africana e exigir liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. O dia da consciência negra é uma data importante no calendário brasileiro, pois ela reforça a participação e a cidadania dos afro-brasileiros, além de dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.

No dia 20 de Novembro, muitas festividades tomam conta do país para celebrar a riqueza da diversidade racial do nosso Brasil.

Leia também! Assuntos relevantes