Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi um dos maiores símbolos da resistência negra contra a escravidão no Brasil. Ele existiu como uma espécie de comunidade dos escravos que conseguiam escapar dos proprietários de terras e servia como um refúgio.

Os quilombos também eram conhecidos como mocambos. Essas localidades ficavam em áreas de difícil acesso, mas próximas a estradas. Em muitos casos, essas comunidades também recebiam índios e pessoas que fugiam da justiça.


A história do Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes da história brasileira. Ele ficava estrategicamente localizado na Serra da Barriga, região de Alagoas. A expansão desse quilombo aconteceu principalmente entre os anos de 1630 e 1650.

O Quilombo dos Palmares era organizado e concentrava uma grande comunidade, fatos que ameaçavam a ordem escravocrata. Por isso, vários governantes tentaram ocupar e controlar a região, com o objetivo de destruir Palmares.

Os quilombolas resistiram durante muito tempo, mais especificamente por cerca de 80 anos, derrotando aproximadamente trinta expedições militares. Em 1678, o governador de Pernambuco, Aires Sousa e Castro, e o líder do quilombo, Ganga Zumba, assinaram o “acordo de Recife”, que reconheceu a liberdade dos negros que haviam nascido em Palmares. Contudo, alguns quilombolas não aceitaram este acordo e acabaram matando Ganga Zumba.

Nessa época, o Quilombo dos Palmares passou a ser liderado por Zumbi, que se recusava a negociar com os brancos. Dessa forma, em 1694, as forças oficiais, comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, iniciaram a luta contra o quilombo.

Zumbi acabou morto e degolado. Sua cabeça foi enviada para Recife como um símbolo da vitória do governo contra os quilombolas.

Até hoje, Zumbi é visto como um símbolo da resistência negra por conta dessa história. Por isso, em 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra.


Mais informações sobre o Quilombo dos Palmares

  • O Quilombo dos Palmares existiu no período colonial, tendo sua criação original acontecido por volta de 1580;
  • O quilombo recebia principalmente os escravos fugitivos de engenhos localizados nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia;
  • A Serra da Barriga, área onde ficava o quilombo, era coberta por palmeiras;
  • Atualmente, existe o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga;
  • O termo “quilombo” vem do bantu e significa acampamento de guerreiros na mata;
  • O Quilombo dos Palmares teve aproximadamente 20 mil quilombolas;
  • O Quilombo dos Palmares foi extinto por completo em 1710.

Leia também! Assuntos relevantes