Biografias

Christian Johann Doppler (1803 – 1853)

Christian Johann Doppler nasceu em Salzburgo, na Áustria, no dia 29 de Novembro de 1803. Filho de Johann e Theresa Doppler, Christian Johann Doppler fazia parte de uma família bem sucedida. Ele cursou sua educação no Instituto Politécnico de Viena e publicou diversos trabalhos brilhantes sobre matemática.

Em 1842, Doppler lançou a obra “Sobre as Cores da Luz Emitida pelas Estrelas Duplas”, uma introdução ao famoso efeito Doppler. Sua atuação na matemática lhe rendeu os cargos de diretor do Instituto de Física e professor de Física Experimental na Universidade de Viena.

Doppler se destacou por sua observação sobre o comprimento de ondas sonoras produzidas por fontes em movimento. O efeito Doppler retrata a situação das ondas sonoras quando a fonte do ruído se aproxima e se afasta de um observador, ficando o som mais agudo ou mais grave. Os resultados dos experimentos foram calculados com a equação de Doppler.

Christian Johann Doppler contraiu tuberculose, em novembro de 1852. Ele se licenciou de suas funções profissionais e viajou para Veneza ao lado de sua esposa Mathilda com o objetivo de tratar sua doença. O matemático morreu no 17 de março de 1853. Seus restos mortais foram enterrados em Veneza.