Anemia

Por

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação sanguínea. A hemoglobina é uma proteína que tem como função no organismo transportar oxigênio dos pulmões para as células. A quantidade normal de hemoglobina varia de acordo com o sexo e a idade do ser humano.

Os sintomas mais comuns da anemia são fadiga, tonturas, palpitações e taquicardia, dificuldade de concentração, dores nas pernas e falta de ar. A anemia pode ser contraída por causa genética, como problemas de hemoglobinopatia, doença falciforme ou síndromes talassêmicas, por causa de defeitos na membrana do eritrócito, por defeitos enzimáticos, causa hemorrágica e por causas nutricionais.

A anemia pode se instalar tanto lenta como rapidamente no organismo. Sem outra doença associada, a anemia dificilmente apresenta grandes sintomas. O idoso tolera menos a anemia por causa da falta de compensação de oxigênio nos órgãos quando a compensação cardiovascular está diminuída.

As anemias mais comuns são causadas por maus hábitos, como falta de ingestão de ferro, falta de vitamina b12, alcoolismo e o uso de determinadas medicações.

O hemograma é o principal exame para ser diagnosticada a doença. O tratamento será relacionado a um dos possíveis causadores citados.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes