Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

Por

Você já deve ter ouvido falar que uma vida saudável depende diretamente daquilo que você come e do estilo de vida que leva. Isso é verdade! Especialistas em medicina esportiva afirmam que nutrição e atividade física são conceitos que andam juntos e que promovem nossa saúde e qualidade de vida.

A nutrição é responsável por manter nosso organismo em equilíbrio, funcionando de forma saudável e com energia suficiente para a realização das atividades diárias. Já a prática regular de atividade física ajuda a aumentar o gasto energético, promove a perda de peso, melhora a coordenação motora, alivia o estresse e aprimora a capacidade cardiorrespiratória.

Juntos, nutrição e atividade física formam o par da manutenção da saúde ideal. Eles são capazes de evitar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

O que é nutrição?

O conceito de nutrição está relacionado a manter uma alimentação equilibrada e saudável. A dieta balanceada é aquela que engloba todos os grupos alimentares na dose correta e que garante os nutrientes, vitaminas e minerais que o corpo humano precisa.

A alimentação saudável ajuda a melhorar o desempenho no momento das atividades físicas. A nutrição age tanto na perda de peso quanto no ganho de massa muscular.

Uma boa nutrição depende do metabolismo e das necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, a orientação de um nutricionista é indispensável na hora da dieta.

A nutrição é responsável pela reposição de nutrientes. Na equação da boa alimentação, as pessoas devem consumir Carboidratos, principal fonte de energia para os exercícios físicos; Proteínas, que ajudam a formar a massa magra; e Água, necessária para a hidratação do organismo.
Uma alimentação balanceada garante um bom desempenho físico. É importante também consumir alimentos que sejam fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes.

A combinação de atividades físicas e nutrição leva as pessoas a fortalecerem as defesas imunológicas, a viverem mais e melhor e a retardarem o envelhecimento precoce.

Leia também! Assuntos relevantes