Vitaminas

Por

Você sabe qual é a importância das vitaminas para o seu corpo? Estes nutrientes são considerados essenciais para regular o metabolismo humano e diversas atividades que acontecem em nosso organismo. É por isso que a falta de vitaminas pode ser extremamente prejudicial à saúde.

As vitaminas são divididas em 2 categorias, classificadas de acordo com a sua capacidade de se dissolver em água ou gordura. As vitaminas são retiradas dos alimentos ou encontradas em suplementos vitamínicos que devem ser tomados com recomendação médica.

Além de serem fundamentais para a saúde, as vitaminas também influenciam a beleza da pele e dos cabelos, o bem-estar, a imunidade e a vitalidade. De uma forma geral, podemos conceituar as vitaminas como micronutrientes que agem de maneira importante no processo de metabolismo do corpo.

A quantidade de vitaminas que precisamos para viver bem varia muito com a idade, sexo, estilo de vida e saúde de cada indivíduo. Gestantes e lactantes, por exemplo, precisam de mais vitaminas.
Tipos de vitaminas

As vitaminas podem ser lipossolúveis, ou seja, solúveis em gorduras; ou hidrossolúveis, que são as solúveis em água. No grupo das lipossolúveis temos as vitaminas A, D e K, que ficam armazenadas no fígado. Já entre as hidrossolúveis estão as vitaminas C, complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9) e B12.

Cada vitamina tem uma função no corpo humano. A vitamina D, por exemplo, que é pouco sintetizada no organismo, ajuda a evitar os riscos de osteoporose. Essa vitamina precisa da ação da luz solar para ser sintetizada.

Outras vitaminas, como a C, E e a A, têm um papel antioxidante no corpo, agindo contra os radicais livres. Para termos a quantidade ideal de vitaminas no organismo é preciso manter uma alimentação correta e controlar o nível de estresse no dia a dia.

Alimentos que são fontes de vitaminas devem ser preparados por meio de um cozimento brando a vapor, a fim de preservar os nutrientes. Cenouras, batata doce, brócolis e espinafre são excelentes fontes de vitaminas.

Conheça alguns grupos de vitaminas

Vitamina A – Nutriente oxidante. Protege as células contra radicais livres. É encontrada na cenoura, na abóbora, no brócolis e nos ovos.

Vitamina D – Sintetizada pelos raios solares. Ajuda a preservar o sistema imunológico e a manter a absorção do cálcio. É encontrada no atum e no salmão.

Vitamina E – Importante vitamina antioxidante, capaz de ajudar na prevenção do câncer. É encontrada em óleo de girassol, amêndoas e amendoim.

Vitamina B1 – Ajuda a manter a saúde do sistema nervoso e do sistema circulatório. É encontrada no espinafre, na berinjela, no feijão e na carne bovina.

Vitamina B12 – Atua na síntese de células vermelhas. É encontrada nas carnes, peixes, ovos e queijos.

Vitamina C – Importante para a síntese do colágeno e para aumentar a imunidade. É encontrada na laranja, limão, abacaxi, espinafre e pimentão verde.

Leia também! Assuntos relevantes