Alimentos contaminados


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Alimentos contaminados

O consumidor brasileiro paga a maior carga tributária do mundo sobre a alimentação, mas está longe de ter um alimento de qualidade na mesa. 21,7% do preço dos alimentos correspondem a tributos, taxa recorde no mundo.

Dois estudos realizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 22,17% de frutas, verduras e legumes vendidos em supermercados têm excesso de agrotóxicos e que 34% de uma lista dos alimentos industrializados mais consumidos apresentam problemas de higiene.


Agrotóxicos
A situação mais séria, segundo os técnicos da ANVISA, é a contaminação dos alimentos pro agrotóxicos. A primeira radiografia sobre esse setor está sendo revelada por um programa da agência, em parceria com a FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz)

Na primeira fase, encerrada no ano passado, o programa recolheu 1278 amostras de alface, banana, batata, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate em quatro estados (São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco) – 1051 (81.2%) possuíam algum resíduo de agrotóxicos.


Situação sanitária
Outro programa da ANVISA está monitorando a qualidade dos alimentos industrializados.

Os primeiros estudos foram realizados a partir de 5648 amostras de café, doces, especiarias, sorvetes, massas e alimentos congelados. As especiarias e os sorvetes tiveram índices de reprovação de 68% e 47%, respectivamente. As principais irregularidades referem-se à contaminação por falta de higiene e de cuidados quanto `temperatura e a pasteurização no processo de produção.


O que são infecções alimentares?
São causadas pela ingestão de uma quantidade suficiente de microorganismos que possuem a capacidade de se multiplicar no intestino do homem. As infecções mais comuns são provocadas pelas bactérias Salmonella e Escherichia coli.

A Salmonella está presente no intestino de aves e mamíferos. Os animais domésticos são portadores potenciais, podendo contaminar principalmente as crianças. Alguns tipos de Salmonella infectam, também, os ovários das galinhas contaminando os ovos antes mesmo da formação da casca.

A Escherichia coli é uma bactéria presente no intestino dos homens, aves e mamíferos. As fezes ou a água contaminada são os principais meios de contaminação dos alimentos. O sintoma mais comum da infecção é a presença de diarréias.


O que são intoxicações alimentares?
São provocadas pela ingestão das toxinas produzidas pelos microorganismos. Uma das intoxicações mais graves á a ocasionada pela bactéria Clostridium botulinum.

A bactéria causa o botulismo. Se não for tratado, a vítima poderá morrer por parada respiratória no período de 3 a 5 dias. A toxina botulínica poderá ser eliminada do alimento, se esse for aquecido a 80ºC, por 30 minutos ou a 100ºC, por 10 minutos.

A intoxicação alimentar apresenta-se com dores de barriga, vômito e diarréia, e pode ser confundidacom outras doenças do aparelho digestivo. É preciso uma avaliação médica para distinguir. Quando os mesmos sintomas aparecerem em várias pessoas que ingeriram o mesmo alimento estragado, convém a internação imediata em um hospital.


Como se prevenir destes microorganismos
- evite o consumo de ovos crus, nos diferentes usos culinários e nunca utilize ovos com casca rachada;

- evite a presença de seu animal de estimação nos locais onde são armazenados os alimentos e onde você faz suas refeições;

- não mexa nos alimentos cozidos, com os mesmos utensílios que foram usados, anteriormente, com alimentos ainda crus;

- beba somente água filtrada ou fervida;

- consuma somente leite pasteurizado ou esterilizado;

- não consuma enlatados estufados ou com pontos de ferrugem. As latas devem ser lavadas antes de serem abertas e o abridor deve ser devidamente limpo após cada uso;

- o descongelamento de alimentos de origem animal deve ser feita sob refrigeração (dentro da geladeira). Após o descongelamento, procure iniciar o cozimento, em no máximo 30 minutos.

- todos os alimentos crus que foram descongelados para serem temperados não deverão ser recongelados ainda crus. Só depois de cozidos;

- não consuma alimentos com a data de validade já vencida;

- lave bem as mãos após o uso do banheiro ou antes de cozinhar e antes de consumir quaisquer alimentos.

- após lavar em água corrente as verduras, legumes e frutas que irão ser consumidos crus, deixe-os imersos, em uma bacia, com uma solução desinfetante de 15 a 30 minutos.


Fonte:
http://leandrobrito.br.tripod.com/alicont.htm





Saiba mais

Buscas relacionadas a Alimentos contaminados em Doenças.


[ Pesquisa escolar lida 11624 Vezes - Categoria: Doenças ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Quais os melhores alimentos para o coração?
Uma alimentação saudável é capaz de baixar os níveis de colesterol e açucares no sangue. A longo prazo, isso pode ser muito bom para o coração. Então,...
Lido: 3166 Vezes

Alimentos
A alimentação é a base para uma vida saudável, por isso é preciso equilibrar os alimentos diários, comendo a quantidade adequada de cada grupo. Para a...
Lido: 5859 Vezes

História da conservação dos alimentos
A conservação dos alimentos surgiu com a civilização. O homem pré-histórico logo ce-do compreendeu que deveria guardar as sobras de alimentos dos dia...
Lido: 88321 Vezes

Entenda a crise dos alimentos
A recente alta nos preços dos produtos agrícolas foi motivada por uma série de fatores conjugados e se tornou uma crise mundial. O maior temor, além d...
Lido: 8182 Vezes

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.