Alimentos contaminados

Alimentos contaminados

Por

Os alimentos são extremamente importantes para a manutenção da energia e da saúde do organismo humano. Contudo, ingerir o alimento errado, na hora errada pode ser extremamente perigoso.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, mais de 2 milhões de pessoas são contaminadas e morrem em decorrência de doenças diarreicas causadas por alimentos ou água.


O risco dos alimentos contaminados

Alimentos contaminados são responsáveis por diversas doenças, dentre as quais estão enfermidades capazes de levar à morte. Existem riscos de contaminação em alimentos industrializados e também naqueles que produzimos em casa.

Para reduzir as chances de contaminação em alimentos produzidos em indústrias existem órgãos responsáveis pela fiscalização e interdição de lotes que apresentem potencial para causar doenças aos seres humanos. No Brasil, essa é a função da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A contaminação dos alimentos acontece a partir de microrganismos, que podem chegar a eles por meio da manipulação inadequada, condições ambientais irregulares, preparação incorreta e armazenamento em locais inapropriados. As principais doenças resultantes deste tipo alimento são as intoxicações alimentares, mas também existem outros problemas relacionados aos agentes biológicos que contaminam a água e os alimentos.


Quais são os agentes que contaminam os alimentos?

Os alimentos podem ser contaminados por vírus, bactérias, fungos, vermes, protozoários e germes. No caso das bactérias, as intoxicações alimentares podem ser provocadas por Salmonella, Clostridium, E. coli, entre outros agentes que causam diarreia e variados sintomas desagradáveis.


Conheça algumas doenças causadas por alimentos contaminados

Botulismo – Doença bacteriana causada por Clostridium. É responsável por intoxicação alimentar e também afeta o sistema nervoso. A doença pode evoluir para o risco de morte, caso não seja tratada corretamente.

Infecção Alimentar por Salmonella – O problema é caracterizado por vômitos, diarreia, fraqueza, náuseas, dores abdominais e febre alta. Essa doença pode ser transmitida pelo consumo de carnes contaminadas ou produtos que contenham ovos, como é o caso da maionese.

Toxinfecção Alimentar – Doença que provoca sintomas como cólicas, náuseas, coceiras, diarreia e vômitos. O problema é causado por microrganismos nocivos que podem estar presentes em maioneses, frutos do mar e outros tipos de alimentos.


Formas de Prevenção

Algumas recomendações básicas podem ajudar a evitar a contaminação por alimentos. Confira:

· Sempre lave as mãos antes de manipular os alimentos;

· Só compre alimentos em locais confiáveis;

· Evite comer em praias;

· Lave bem as frutas, legumes e verduras;

· Utilize os alimentos descongelados imediatamente;

· Cozinhe bem os alimentos;

· Armazene os alimentos da maneira correta.

Leia também! Assuntos relevantes