Doenças transmitidas pelo solo

Algumas doenças podem ser transmitidas aos seres humanos por meio do contato com solo contaminado por agentes patológicos. Confira algumas doenças causadas pelo solo:

Bicho geográfico - Essa doença é transmitida por fezes de gatos e cães que podem estar presentes no solo. A doença é bastante comum em países em desenvolvimento, com clima tropical. É comum que o agente transmissor da doença esteja presente na areia de praias e tanques em parques e praças. Os sintomas são: inchaço, coceira e vermelhidão. O tratamento é feito com pomadas e vermífugos.

Lombriga – A doença é causada pelo agente transmissor Ascaris lumbricoides, que pode ser encontrado no solo. Os sintomas da doença são: dor de barriga, diarreia e náuseas. O tratamento é feito com remédios via oral. Lavar bem as mãos e os alimentos é uma forma de evitar o problema.

Amarelão – Essa doença é causada pela penetração de uma larva na pele humana. Os sintomas são: anemia, infecções pulmonares e fezes com sangue. O tratamento é feito com vermífugos.

Verminoses – O solo tem larvas de vermes que podem prejudicar a saúde humana. As verminoses mais comuns são: teníase, oxiuríase ou enterobíase. O tratamento é feito com vermífugos.

Tétano – O bacilo tetânico, microorganismo que provoca o tétano, pode ser encontrado no solo. Para prevenir a doença, o ideal é não andar sem calçados e tomar a vacina antitetânica.

Leia também! Assuntos relevantes