Agronegócio no Brasil

Agronegócio no Brasil

Por

Dados do Ministério da Agricultura mostram que entre maio de 2014 e abril de 2015, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 92,40 bilhões. Os grandes destaques do setor são os complexos de soja, carnes, produtos florestais, café e complexo sucroalcooleiro.

O agronegócio do Brasil é muito competitivo e importante para a economia do país. O setor do agronegócio pode ser considerado uma atividade altamente segura e rentável para os empresários.

O Brasil tem um ambiente favorável ao agronegócio, com um clima diversificado, energia solar, solo rico, períodos de chuvas regulares e muita água doce. O país possui, nada mais, nada menos, do que 388 milhões de hectares de terras férteis para cultivo.

Hoje, o agronegócio é considerado fundamental para manter a economia brasileira, gerando um real em cada três reais que circulam no país. Números recentes indicam que o agronegócio corresponde a 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O setor também é responsável por 42% das exportações e 37% dos empregos do país.

O Brasil tem presença expressiva no comércio internacional do agronegócio. Suas vendas externas de produtos agropecuários batem recordes todos os anos. Por isso, as Nações Unidas acreditam que o Brasil será o maior produtor mundial de alimentos já na próxima década, tornando-se verdadeiramente um líder mundial no segmento.

Os principais produtos do agronegócio brasileiro são: café, açúcar, álcool, soja, sucos de frutas, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro, calçados de couro, algodão, biocombustíveis de cana-de-açúcar e óleos vegetais, milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, suínos e pescados. Aproximadamente 17,7 milhões de empregos são gerados pelo setor.


Características do Agronegócio:

Atividade de capital intensivo;
Necessita de máquinas, equipamentos e recursos humanos;
Possui insumos caros;
Tem importante participação no Produto Interno Bruto;
É responsável por 37% dos empregos do Brasil.
Vocação


O Brasil tem verdadeira vocação agropecuária e, por isso, vem investindo pesado na modernização da atividade rural e em novas tecnologias. Para fortalecer o setor, o governo tem apostado em Políticas Agrícolas, que garantem segurança aos produtores rurais e Fundos de Investimento do Agronegócio.

Leia também! Assuntos relevantes