Etapas da Produção do Café

A produção de café, atualmente, passa por, pelo menos, oito etapas antes de chegar aos consumidores. Os tipos de cafés mais plantados no mundo são: arábica e robusta.

Etapa do plantio

Tudo começa com a plantação de café em viveiros e em solo devidamente preparado em grandes fazendas produtoras. O contato direto com o sol pode prejudicar o grão. Os grãos mais bonitos são separados para blends especiais, enquanto os medianos são usados para a produção em larga escala. É preciso esperar cerca de 4 anos entre o plantio do pé de café e a primeira colheita.

Grãos de Café Maduros, no pé

Etapa da colheita

O café na etapa da colheita é parecido com uma cereja, tanto em cor quanto em tamanho. Se estiver muito maduro, pode ficar amarelado. Atualmente, a colheita pode ser feita de duas maneiras: mecânica ou manual. Para blends elaborados, é feita uma colheita seletiva, enquanto para a produção de larga escala é feita uma varredura completa nos pés, para pegar todos os grãos.

Colheita do Café

Etapa da Fermentação

Nesta etapa, o café pode ser secado pelo sol, esparramando os grãos em redes, que são viradas para que a secagem seja homogênea, sendo este considerado um processo mais artesanal. Outra forma de fermentação é feita com o uso de máquina e água, quando grão e polpa do café são separados. Os tambores também ajudam na triagem de grãos de acordo com o tamanho. Depois, são despejados em tanques até que a fermentação esteja completa.

Etapa da Fermentação e Secagem ao sol do café

Etapa da secagem

A secagem é feita para a remoção completa da água. Neste caso, os grãos podem ficar com apenas 10% do volume de origem. Este processo pode ser artesanal, feito com o sol e em mesas, ou com máquinas apropriadas. Depois de ressecados, são colocados em sacas de café para armazenagem. Os grãos mais bonitos, em cor e tamanho, são separados dos demais, pois possuem um ótimo valor.


Etapa de degustação

O café é degustado por profissionais para a detecção de características importantes, como aroma, sabor e acidez. Esta etapa também pode ser conhecida como cupping, caracterizada pelo rigoroso controle de qualidade. Os profissionais especializados estão preparados para perceber todas as diferenças entre os grãos degustados.


Etapa da torra

O café é torrado para ficar com a coloração marrom, com a qual estamos acostumados. Este processo é feito com máquinas, que torram o café em temperatura elevada, em movimento giratório para obter um resultado homogêneo. Depois da torra, é muito importante que o consumo não demore muito, para que o café não perca suas qualidades.

torra do café


Etapa da moagem

A moagem vai determinar a espessura do café, mais grosso ou fino, influenciando diretamente no tipo de preparo. A moagem é feita para deixar o grão perfeito para ser coado, para fazer café expresso, para ser usado em cápsulas de café de máquina ou mesmo para café instantâneo desidratado.


Etapas da Produção do Café

Como ocorre o escoamento da produção de café?

Depois de pronto, em todos os Estados produtores, em especial em São Paulo e Minas Gerais, o café tem um alto custo para armazenamento e escoamento. A própria produção é feita por escalas: produtores pequenos e médios atendem produtores maiores e, por meio de cooperativas, fornecem café para empresas que preparam o produto para o mercado nacional e internacional.

Atualmente, o produto é escoado de diversas maneiras:

  • Por transporte rodoviário;
  • Portos Marítimos;
  • Portos Secos;
  • Por empresas torrefadoras;
  • Por empresas atacadistas com ampla rede logística no Brasil.

É importante destacar o papel das grandes cooperativas neste processo, que auxiliam os pequenos produtores no armazenamento e no escoamento de café para empresas de grande porte, negociando todos os valores.


Ranking mundial dos produtores de café

  • 1° Brasil – É o maior produtor de café do mundo. Os principais Estados produtores são Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Espírito Santo, Bahia e Goiás. Atualmente, o país tem registro de mais de 280 mil produtores de café. São mais de 2.720.520.000 quilos por ano!

Os outros países que completam o ranking são os seguintes:

  • 2° Vietnã
  • 3° Colômbia
  • 4° Indonésia
  • 5° Etiópia
  • 6° Índia
  • 7° Honduras

Leia também! Assuntos relevantes