A Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha

Por

A Carta de Pero Vaz de Caminha é um importante documento sobre a história do Brasil. Esse documento é conhecido como “Carta a el Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, ou seja, a carta é um informativo à Coroa Portuguesa sobre o descobrimento do Brasil.

Pero Vaz de Caminha era escrivão de Pedro Alvares Cabral, conhecido como descobridor do Brasil. Ele foi o responsável por registrar as primeiras impressões sobre a nova terra. Por isso, a carta é considerada um valioso documento histórico, sendo o primeiro escrito sobre o Brasil.

Vaz de Caminha redigiu a carta para Dom Manoel I. O documento trazia detalhes sobre a nova terra. A Carta foi datada em 1° de maio de 1500, e escrita nas proximidades de Porto Seguro, na Bahia.

A carta de Pero Vaz de Caminha chegou à Lisboa pelas mãos de Gaspar de Lemos, um navegador. O documento foi guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

A carta foi publicada pela primeira vez no Brasil pelo Padre Manuel Aires de Casal, na obra “Corografia Brasilica” de 1817. O documento mencionava características físicas do Brasil, o contato com os índios e a primeira missa celebrada no país.

Em 2005, a Carta de Pero Vaz de Caminha passou a fazer parte do Programa Memória do Mundo, da UNESCO.

Leia também! Assuntos relevantes