Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil

Por

O Descobrimento do Brasil aconteceu em 22 de abril de 1500, quando as 13 caravelas portuguesas chegaram ao litoral nordeste brasileiro, sob a liderança de Pedro Álvares Cabral.

A primeira impressão dos portugueses foi de que se tratava de um monte e, por isso, batizaram a nova terra como Monte Pascoal. Ao descer em terras brasileiras, os portugueses logo encontraram os índios nativos. O primeiro contato entre os dois povos aconteceu em 23 de abril, quando os índios Tupiniquins, que viviam no litoral sul da Bahia, avistaram os navegadores.

No dia 26 de abril de 1500, os portugueses celebraram a primeira missa em solo brasileiro. O Frei Dom Henrique foi o responsável pela celebração dessa missa.

Em seguida, Cabral partiu em direção à Índia, mas antes mudou o nome do Brasil para Ilha de Vera Cruz. Depois disso, a nova terra foi novamente rebatizada, como Terra de Santa Cruz.

Confira alguns fatos cronológicos importantes sobre o descobrimento do Brasil:

- O Brasil foi descoberto no período das grandes navegações de Portugal e Espanha.

- O primeiro documento histórico sobre o Brasil foi a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manoel, relatando o descobrimento do país. A carta foi datada em 1° de maio de 1500.

- Em 1501, Portugal começou uma expedição exploratória na costa do Brasil. O responsável por essa expedição foi Américo Vespúcio.

- O pau-brasil, um dos recursos naturais mais explorados no Brasil, foi descoberto no ano de 1511. O extrativismo devastou grande parte da Mata Atlântica, retirando toneladas de madeira. Neste mesmo ano, o país passou a ser chamado Brasil.

- A partir de 1530, a expedição de Martin Afonso de Souza começou a explorar as novas terras. Neste mesmo período, os portugueses deram início ao plantio da cana-de-açúcar.

Leia também! Assuntos relevantes