Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha

Por

Pero Vaz de Caminha foi um escritor português, nascido na cidade de Porto, em 1450. O escritor ficou conhecido por ter feito parte da Armada do navegador Pedro Álvares Cabral.

Atuando como escrivão, Pero Vaz de Caminha foi o autor da carta do Descobrimento do Brasil, datada de 1° de maio de 1500. O testemunho do escrivão foi o primeiro registro histórico das terras brasileiras.

Antes de vir para o Brasil, Pero Vaz de Caminha ocupou os cargos de mestre da Balança da Moeda, redator da Câmara Municipal do Porto e vereador.

Depois de partir com Pedro Álvares Cabral na viagem destinada a descobrir um novo caminho para as Índias, Pero Vaz de Caminha marcou seu nome na história do Brasil ao ser o primeiro a relatar as belezas naturais da nova terra. Até hoje, a Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada a certidão de nascimento do Brasil.

Pero Vaz de Caminha foi casado e teve uma filha, chamada Isabel de Caminha. Depois de passar pelo Brasil, o escrivão seguiu para a Índia, onde a armada de Cabral foi violentamente recebida pelos nativos.

Durante os conflitos, os indianos mataram vários portugueses, entre eles o escrivão Pero Vaz de Caminha, que morreu em combate, em dezembro de 1500.

Leia também! Assuntos relevantes