Descobrimento da América

Conhecemos como descobrimento da América a chegada e ocupação da américa pelo navegador Cristóvão Colombo (1452-1516) em 12 de outubro de 1492.

Tal fato ocorreu com a chegada dos espanhóis no continente, em 12 de outubro de 1492, durante a expedição de Colombo.

Mas, há um grande debate entre os historiadores a respeito da utilização do termo “descobrimento”, de toda forma, depois que os espanhóis chegaram à América, iniciou-se o processo de colonização do território encontrado.

Te convido a saber mais a respeito dessa nova colonização no texto preparado a seguir, não deixe de ler até o fim!


História do Descobrimento da América

O fato ocorreu em 1492, quando o navegador Cristóvão Colombo, financiado pela monarquia espanhola, chegou até à ilha de Ganhai, nas Antilhas, renomeada como San Salvador.

Crente que havia chegado às índias, só após mais três viagens, já em 1504, as frotas espanholas verificaram que o território descoberto se tratava, na realidade, de um novo mundo.

O procedimento do descobrimento da américa só se realizou, pois, os reinos monárquicos europeus em geral, desde o final da idade média, passaram a investir na atividade mercantil.

Com isso, os europeus aumentaram seus conhecimentos nas técnicas de navegação e fortaleceram a expansão marítima.

Além do mais, a união da Espanha como Estado monárquico centralizado iniciou as grandes navegações, empreendidas por este reino ao financiar a expedição proposta por Colombo.

Esta descoberta inaugurou um tempo em que as relações políticas, sociais e econômicas entre os povos do ocidente foram modificadas.

Caravela, descobrimento america


Cristóvão Colombo

Vamos conhecer mais que foi Colombo e a sua importância na descoberta da América.

Nascido em Gênova - província italiana da região de Ligúria, no ano de 1451, pertenceu a uma rica família de artesãos.

Colombo tinha o interesse de explorar os mares e as novas terras que ainda se encontravam por assim dizer, escondidas.

Mas, a coroa portuguesa negou a ele apoio para esta empreitada, esperando desta forma proteger o privilégio da posse exclusiva sobre as navegações.

Apesar do conhecimento dos interesses econômicos e políticos que abrangiam a concorrência pela possessão dos mares e das terras a serem encontradas, somente no ano de 1492, com 41 anos de idade, Colombo realiza seu sonho de explorar os mares.

Leia a Biografia de Cristóvão Colombo.


Índias não, América!

No decorrer do descobrimento da América, Colombo permaneceu acreditando que havia chegado às índias, comandando novas incursões, com o objetivo de encontrar o mercado indiano.

Só que, essas tentativas o fizeram aportar, entre 1493 e 1500, nas regiões que hoje são Cuba, Jamaica, Haiti, República até a costa norte da américa do sul.

Na sua última viagem, Colombo ainda permanecia crente que encontraria o caminho que o levaria para o acesso ao comércio de especiarias.

Porém, só em meados de 1504, Américo Vespúcio se atentou para o fato de que aquele era um novo continente e em 1513, Nunes Balboa confirmou sua teoria.


12 de outubro - Dia do Descobrimento da América

Responda sem pensar muito: quem descobriu a América? Se o nome que veio a sua cabeça foi o de Cristóvão Colombo, parabéns! Você entende de história.

O descobrimento da América ocorreu em outubro de 1492 pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, tendo sua viagem foi patrocinada pelos reis católicos de Espanha Fernando de Aragão e Isabel de Castela.

Na verdade, como já sabemos, ele esperava atingir as Índias em uma rota alternativa, pelo Oriente.

O trajeto foi baseado no mapa de outro italiano, o florentino Toscanelli, e apresentada ao rei de Portugal, Dom João II, que negou o apoio.

Cristóvão Colombo foi um visionário que acreditava fielmente que a Terra era redonda. Ele aplicou ciência à navegação e, por sorte descobriu a América. Sorte porque, na verdade, os planos de Cristóvão Colombo eram de chegar às Índias, assim, ele seguiu rumo ao Ocidente, enquanto Portugal procurava encontrar o mesmo caminho viajando rumo ao Oriente.

Colombo esperou seis anos até conseguir partir para sua jornada. Ele viajou com 3 caravelas: Santa Maria,Pinta e Nina, e com elas saiu do Porto de Palos na Espanha no dia 3 de agosto de 1492. Com ele, viajavam cerca de 190 homens em busca de novos horizontes.

Em determinado momento da viagem os tripulantes se revoltaram contra Colombo, mas ainda assim ele não desanimou e manteve a certeza de que iria encontrar novas terras.

Finalmente, no dia 12 de outubro de 1492, a caravela Pinta deu sinal de descoberta de terra disparando um tiro de canhão. Colombo atracou numa ilha, a qual batizou com o nome de São Salvador.

Mais tarde a terra descoberta recebeu o nome de América como forma de homenagear o navegador Florentino Américo Vespúcio, colega de viagem de Colombo.

Como ainda pensava que havia descoberto as Índias, Colombo apelidou os habitantes da ilha de índios. Navegando para o sul, ele encontrou as ilhas de Cuba e Haiti, e ao voltar para a Espanha foi recebido com glórias e marcou seu nome na história.

Depois de Colombo, navegadores europeus começaram uma série de incursões marítimas à América

caravela chegando na praia, indios nativos


Caravelas de Colombo

Com o apoio espanhol, Colombo segue viagem em agosto de 1942, com as caravelas Nina e Pinta e a nau Santa Maria.

Chegam a América, 61 dias depois, ancorando nas Bahamas e, logo depois, em Cuba e Santo Domingo.

Acreditando ter aportado às Índias e tentou por mais quatro vezes chegar aos mercados indianos.

Então em 1504 que o navegador Florentino a serviço da Espanha Américo Vespúcio, classificou como um continente as novas terras.

Tal ocorrência foi confirmado por Nunes Balboa em 1513 e o navegador atravessou a América Central e chegou ao oceano Pacífico.

Sendo dele a autoria do nome do continente, América, em homenagem a Américo Vespúcio.


A colonização da América

Após a chegada de Colombo na América, começa a colonização do continente.

Tendo a primeira colônia permanente fundada pelos espanhóis, na Ilha de Hispaniola (Ilha de São Domingos) e décadas depois, os espanhóis progrediram para as Ilhas do Caribe e Peru.

Lembrando que, em 1500 ocorre o Descobrimento do Brasil por Portugal e as potências inglesa, francesa e holandesa também estabelecem colônias no continente americano.

Momentos importantes para a história global, uma vez que a exploração econômica desses novos territórios, a descoberta de matérias primas rentáveis, o desenvolvimento da mineração e o contato com povos nativos estabeleceram novas relações no Ocidente.

Vale lembrar que o descobrimento da América foi o começo de um dos maiores genocídios da história da humanidade, com o extermínio de pelo menos 90 milhões de nativos.


Curiosidades sobre o descobrimento da América

  • • Para instigar sua tripulação, Colombo lançou um concurso, onde quem avistasse terra primeiro ganharia uma recompensa em ouro e o primeiro “Terra à vista!” foi dado por Rodrigo de Triana em 12 de outubro de 1492, detalhe, ele nunca ganhou seu prêmio;
  • • Colombo acreditava ter chegado a uma ilha da Ásia, batizando a terra de San Salvador;
  • • Não se sabe ao certo os primeiros habitantes do continente americano chegaram até aqui, mas há teorias aceitas que dizem que eles vieram da Austrália;
  • • A âncora da caravela Santa Maria, foi achada na véspera do Natal de 1941 no Haiti;
  • • Cristóvão Colombo não se chamava Cristóvão, na verdade seu nome é uma adaptação para a língua portuguesa de Cristoforo, seu nome de batismo.
  • • Ao retornar à Espanha, foi eleito governador da colônia de São Domingo, porém seu mandato foi um fracasso.


Conclusão

O termo “descobrimento da América” é então usado para assinalar a chegada dos espanhóis ao continente americano.

O que ocorreu através da expedição liderada pelo navegante Cristóvão Colombo, onde a expedição não foi idealizada com a proposta de chegar-se a terras desconhecidas, mas sim ao continente asiático.

Sua chegada deu início ao processo de colonização do continente americano e também à disputa por terras com os portugueses e apesar das evidências, Colombo nunca acreditou que tinha chegado a um novo continente.



Descobrimento da América

Por

Compartilhe